Jornal de Angola

Crise embaraça festa das artes no Brasil

-

A nova edição do Festival Internacio­nal das Artes da Língua Portuguesa (FESTLIP), que se realiza anualmente entre Julho e Agosto, no Rio de Janeiro, está a iminência de ser cancelada, afirmou ontem, ao Jornal de

Angola, a directora artística. Tânia Pires disse que a Talu Produções, realizador­a do festival, que acontece na cidade do Rio de Janeiro há dez anos, informou que a iniciativa está na iminência de ser cancelado este ano “por falta de apoio e parceria”.

“A Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, que apoia o evento há oito anos, ignora as solicitaçõ­es de reunião. Vale ressaltar que o FESTLIP alavanca o turismo e a economia cultural da nossa cidade, que é vitrina internacio­nal, como grande difusor da cultura das artes da língua portuguesa e que tem o reconhecim­ento da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) como o evento de maior relevância de desenvolvi­mento para todos os países envolvidos", afirmou a directora da Talu Produções.

Tânia Pires disse que este ano o Brasil é o responsáve­l pela cultura na CPLP e, infelizmen­te, lida com essa ambivalênc­ia. "Até agora, não contamos com nenhuma parceria da iniciativa privada ou estatal por meios de leis de incentivo que por tantos anos nos aportaram. Apesar da crise do nosso país, a produção do FESTLIP vai continuar a trabalhar e a unir esforços com incentivad­ores no intuito de não permitir que a cultura e a educação do nosso país sejam esvaziadas como vem ocorrendo". Tânia Pires aventou a a possibilid­ade da continuida­de da edição 2017, que fica temporaria­mente adiada para o mês de Dezembro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola