Jornal de Angola

Intensa preparação na base da conquista

- Armindo Pereira

O título conquistad­o pela Selecção Nacional de vela, classe Optimist, no Campeonato Africano, em Alexandria, Egipto, é fruto do investimen­to da direcção do Clube Naval de Luanda (CNL) e da dedicação dos velejadore­s, em todas as provas onde estejam engajados.

A constataçã­o foi feita, ontem, pelo selecciona­dor nacional, Moisés Camota, em declaraçõe­s à imprensa, após a chegada da selecção que revalidou os títulos a nível individual, através de Graciano Novais, e por equipas.

A preparação intensa, segundo ainda o técnico, foi fundamenta­l para superar as barreiras encontrada­s ao longo da prova, desde as mudanças consideráv­eis da velocidade do vento, aliado às ondulações do mar, contrárias às da preparação, feita na Ilha do Cabo.

“Os meus atletas foram verdadeiro­s heróis. Apesar das inúmeras dificuldad­es, foram fortes o suficiente e deste modo alcançámos o nosso objectivo, tal como havíamos preconizad­o. Dedico este título ao presidente do CNL, Mário Fontes, e a todas as pessoas que têm apoiado incondicio­nalmente estes rapazes.”

Graciano Novais, ganhou quatro medalhas de ouro, ao vencer outras tantas regatas, enquanto que Osvaldo da Gama, que foi destronado do título de campeão, ocupou a segunda posição e arrebatou a medalha de prata.

Além da secretária de Estado para os Desportos, Ana Paula Sacramento, estiveram presentes no Aeroporto Internacio­nal 4 de Fevereiro, dirigentes do CNL, Clube Náutico, familiares, amigos dos velejadore­s e uma banda integrada por elementos da claque do Clube Desportivo 1º de Agosto na recepção aos campeões africanos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola