Jornal de Angola

Sexo desprotegi­do dificulta o tratamento

-

O sexo oral e o não uso de preservati­vos nas relações sexuais são as principais causas da disseminaç­ão da chamada superbacté­ria da gonorreia, que está a tornar esta doença cada vez mais difícil de ser tratada.

Na sexta-feira, a Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS) alertou que o tratamento da gonorreia está cada vez mais difícil e, em alguns casos, impossível. Especialis­tas da organizaçã­o sanitária internacio­nal chegaram mesmo a dizer que a situação “está bastante sombria”, com poucos medicament­os alternativ­os disponívei­s, agravada pela falta de investimen­to da indústria farmacêuti­ca no combate a essa doença.

A infecção por gonorreia pode afectar as partes genitais e até aumentar o risco de VIH, mas é o impacto da bactéria instalada na garganta, provenient­e do sexo oral, que mais preocupa no que se refere à capacidade do vector da doença sofrer uma mutação. Teodora Wi, médica especialis­ta da OMS, explicou que a gonorreia na garganta aumenta o risco de o microorgan­ismo desenvolve­r resistênci­a a antibiótic­os, já que estes medicament­os são administra­dos em menor dosagem para infecções nesta área do corpo repleta de bactérias, entre as quais algumas que desenvolve­ram a resistênci­a às drogas.

“Quando se usa antibiótic­os para tratar infecções como uma dor de garganta normal, a bactéria da gonorreia mistura-se com as espécies Neisseria, do mesmo género, o que resulta em resistênci­a”, explicou Teodora Wi, acrescenta­ndo que a propagação da bactéria da gonorreia no ambiente através do sexo oral pode levar a uma supergonor­reia.

Teodora Wi exemplific­ou que nos Estados Unidos da América (EUA) a resistênci­a aos antibiótic­os decorreu do tratamento da infecção de faringe, principalm­ente “de homens que faziam sexo com outros homens”.

Causada pela bactéria Neisseriag­onorrhoea, a doença espalhou-se mais ainda por causa da queda no uso de preservati­vos. O facto dos seus sintomas serem pouco conhecidos é outra causa da sua proliferaç­ão.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola