Jornal de Angola

Serviços do satélite postos hoje à venda

-

Os serviços do

primeiro satélite angolano (Angosat 1), que entra em órbita no próximo mês, começam a ser comerciali­zados hoje, em Luanda, durante um evento em que são apresentad­os os principais pacotes, tendo em conta os investimen­tos total do projecto, de 320 milhões de dólares.

De acordo com a Angop, que cita uma fonte da Infrasat, o acto dá o primeiro passo sobre os direitos comerciais do Angosat 1, em conformida­de com o despacho presidenci­al aprovado pelo Conselho de Ministros. Com os pagamentos em território nacional efectuados em kwanzas, a empresa garante estarem criadas condições para que os serviços disponibil­izados possam ser vendidos para os países onde o sinal do Angosat 1 iluminar.

"Com a entrada em órbita do primeiro satélite angolano vai fazer com que o sinal das tecnologia­s de informação e comunicaçã­o cubram todo território nacional, o que estimulará os serviços das operadoras nas zonas onde não há sinal”, explica o documento. O sinal do Angosat 1 vai propiciar outros negócios para o país por ter uma capacidade de iluminação desde a África do Sul à Itália. Pelo menos 80 por cento dos serviços do Angosat 1 vão ser vendidos a empresas em Angola e noutros países.

Os restaurant­es 20 por cento são reservados para questões estratégic­as do Estado e área social, como educação, saúde e fomento ao emprego, com o empreended­orismo de base tecnológic­a. O satélite angolano Angosat 1 está a ser construído na Rússia e tem uma vida útil de 15 anos. O centro de controlo e missão está localizado na comuna da Funda, município de Cacuaco, norte de Luanda.

Angola é o quarto país africano a entrar para a indústria espacial, depois da África do Sul, Nigéria e Egipto. Além de transferir a tecnologia espacial, o satélite vai garantir a Info-inclusão, desenvolvi­mento científico e tecnológic­o, além de gerar receitas, criação de infra-estruturas, emprego directo e indirecto.

 ?? ROGERIO TUTI | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
ROGERIO TUTI | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola