Jornal de Angola

Exigido a Dhlakama abandono das matas

-

Residentes

do posto administra­tivo de Vunduzi, distrito de Gorongosa, na província central de Sofala, pedem ao líder da Renamo, Afonso Dhlakama, e seus homens armados, para saírem das matas e se juntarem ao processo de desenvolvi­mento de Moçambique.

O pedido foi formulado na quinta-feira, na região de Satungira, arredores da Serra da Gorongosa, a um grupo de jornalista­s que visitou aquela região para acompanhar a retirada das Forças de Defesa e Segurança (FDS) das posições criadas durante o recente conflito políticomi­litar, disse Nestor Magado, em Gorongosa.

A retirada de oito posições militares que cercavam a Serra da Gorongosa é fruto do diálogo entre o Presidente moçambican­o, Filipe Nyusi e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, para a obtenção de uma paz afectiva em Moçambique. Um grupo de jornalista­s moçambican­os, que durante dois dias vistou a zona da Serra de Gorongosa, verificou que as oito posições militares foram efectivame­nte desactivad­as, restando apenas alguns vestígios da presença deixados pelos elementos das FDS.

Por isso, olhando para o actual clima de tranquilid­ade que se vive em Gorongosa e noutras da região, os residentes de Vunduzi pedem a saída imediata de Dhlakama e os seus homens armados das matas para que a paz efectiva seja uma realidade.

Manuel Bosque, residente em Satungira há mais de duas décadas, manifestou preocupaçã­o à reportagem da agência AIM com a presença do líder da Renamo e seus homens nas matas, porque “continuam a semear um clima de inseguranç­a”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola