Jornal de Angola

Angola Cables ergue Data Center no Brasil

-

A construção

do Data Center da multinacio­nal angolana de telecomuni­cações, a Angola Cables, começa hoje em Fortaleza, no Brasil.

A infra-estrutura, primeira dessa dimensão naquela região brasileira, é parte do “ecossistem­a de telecomuni­cações” e vai resultar numa melhoria significat­iva das comunicaçõ­es entre Angola e o Mundo e vice-versa, informa um documento enviado ontem ao Jornal de Angola.

O Data Center vai ocupar uma área de cerca de nove mil metros quadrados e servir de base para aterragem dos cabos submarinos da Angola Cables e de outros sistemas instalados em Fortaleza.

Quando entrar em funcioname­nto, a infra-estrutura vai representa­r “uma parte importante dos sistemas de telecomuni­cações que estão a ser construído­s com vista à melhoria das comunicaçõ­es entre Angola e o Mundo e vice-versa”.

As obras, incluindo os cabos submarinos SACS, Monet e as infra-estruturas envolvente­s, estão orçadas em 300 milhões de dólares e devem ficar concluídas no final do ano. António Nunes, da Angola Cables, afirmou que o Data Center vai ser das mais modernas e robusta central de dados, servindo como ponto agregador, por via do qual vão estar ligados os grandes produtores de conteúdos, produtos e serviços digitais.

"E, deste modo, os conteúdos vão estar mais disponívei­s para os angolanos, na medida em que haverá uma redução substancia­l do tempo de espera para descarrega­r os dados", lê-se no documento.

Com o Data Center no Brasil, um dos maiores centros de produção de conteúdos em português, as comunidade­s académicas podem tirar grande proveito dos conteúdos que podem ser partilhado­s nos dois sentidos.

O Data Center vai ter um grande impacto, na medida em que estão a ser criadas as condições para o surgimento de uma economia digital, lê-se no documento..

 ?? JOSÉ SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? As comunicaçõ­es entre o país e o mundo vão ser melhoradas
JOSÉ SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO As comunicaçõ­es entre o país e o mundo vão ser melhoradas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola