Jornal de Angola

Próteses de braços são postas à venda

-

Fred Downs,

um veterano de guerra do Vietname de 72 anos, lembra-se de ter lutado contra as lágrimas quando recuperou a habilidade de pegar em objectos com o braço esquerdo, após 40 anos, noticiou na sextafeira a agência AFP.

Artie McAuley, um capitão que sofreu um acidente de carro grave, sorri ao contar que voltou a poder levantar os braços para o alto para comemorar um “touchdown” enquanto assiste ao futebol americano.

Ambos participar­am numa demonstraç­ão de próteses futuristas na sextafeira num hospital de veteranos em Nova Iorque.

O dispositiv­o de terceira geração é chamado de braço Luke, sigla de “Life Under Kinetic Evolution”, sendo uma referência ao braço robótico que Luke Skywalker recebe, depois de perder uma batalha com sabre de luz com Darth Vader no filme O Império Contra-ataca, de Star Wars. Após anos de testes, a primeira demonstraç­ão dos dispositiv­os, que podem agarrar um objecto tão frágil como um ovo, ou tão pequeno quanto uma uva, ou mesmo permitir que o utente gire uma chave de fenda, aconteceu em Washington em Maio de 2016.

Jay Burkholder, que dirige a empresa norte-americana que fabrica os membros, Mobius Bionics, disse que dezenas de unidades podem estar disponívei­s para venda este ano, em função das encomendas, mas não revelou quanto custariam.

Mas Dean Kamen, fundador da empresa Deka, que desenvolve­u os membros em colaboraçã­o com o Pentágono, disse que o preço estaria em torno de 100 mil dólares norte-americanos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola