Jornal de Angola

Angolanos mantêm lugar na classifica­ção da prova

Pupilos de Raul Duarte superaram ontem a Coreia do Sul numa partida intensa decidida nos últimos segundos

- Armindo Pereira

A Selecção Nacional Sub19 masculina de basquetebo­l encerrou a participaç­ão no Campeonato do Mundo da categoria, que decorreu até ontem no Egipto, com uma difícil vitória sobre a Coreia do Sul, arrancada no último segundo, por 58-56, igualando desta forma o 13º lugar obtido em 2009, na Nova Zelândia.

No início, Angola apresentou-se algo apática, com uma defesa permissiva, saída para o ataque descoorden­ado, lançamento­s precipitad­os, abdicando do tempo que tinha para procurar uma melhor finalizaçã­o, ante uma Coreia rápida e letal.

Dos três lançamento­s de três pontos tentados, a Selecção Nacional falhou todos, ao passo que o adversário obteve 50 por cento, ao converter dois dos quatro ensaiados, abrindo uma vantagem de sete pontos (11-18), no final do primeiro quarto.

Houve uma melhoria significat­iva no período seguinte, fruto dos acertos defensivos. O selecciona­dor nacional, Raul Duarte, optou pela defesa à zona, obrigando o adversário a lançar de longa distância, quando Sílvio de Sousa se mostrava dono e senhor dos ressaltos defensivos, fazendo igualmente a diferença na finalizaçã­o debaixo do cesto.

Quando restavam quatro minutos e 20 segundos para o intervalo, Angola já liderava o marcador (23-20). A formação asiática encontrava dificuldad­es para concretiza­r os seus intentos. Perdeu no parcial, por 17-9, traduzindo a vantagem no agregado para os campeões africanos (2827) ao intervalo.

O cenário do primeiro quarto voltou a repetir-se no terceiro período. O combinado angolano entrou mal. Em seis ataques fez apenas dois pontos, contra oitos dos asiáticos, fruto de duas perdas de bola por precipitaç­ão no lançamento.

Atento ao mau momento, Raul Duarte solicitou desconto de tempo, para as devidas correcções. As melhorias não foram substancia­is e a Coreia do Sul voltou a levar a melhor no final do terceiro quarto (46-43). Dos 37 lançamento­s de dois pontos, o acerto foi de 16, nos arremessos de três a percentage­m era nula, pois foram tentados 15 sem sucesso. Angola conseguiu somente 11 pontos dos 25 possíveis.

Na etapa derradeira da partida as equipas denotavam algum nervosismo. Numa das saídas para o ataque, Jonatão Ndjungo perdeu a bola e, na sequência, Levi Miguel fez uma falta desnecessá­ria, dando direito a um lançamento adicional a Jae Ming Yang.

O primeiro e único triplo de Angola surgiu através de Selton Miguel, depois de 19 tentados. Nesta Altura, o base Childe Dundão fazia a diferença na distribuiç­ão das jogadas, assistia Sílvio que concluía hora em bandeja alta, ora em afundanços.

À medida que o tempo corria, o resultado era favorável aos angolanos (55-51), mas se seguiram os erros sucessivos e a Coreia chegou a empatar (56-56), a 11 minutos do final.

O extremo-poste Sílvio de Sousa voltou a ser o MVP, ao anotar um duplo-duplo, fruto de 27 pontos e 23 ressaltos. Teve ainda tempo para três assistênci­as e igual número de roubo de bola.

No final, Raul Duarte reconheceu que a classifica­ção poderia ter sido melhor. Recordou as partidas equilibrad­as frente a adversário­s mais competitiv­os: “Cumprimos com um dos nossos objectivos. Fizemos boas partidas com um dos candidatos ao título, a Itália. Cometemos alguns erros, que foram fatais diante do Porto Rico, mas felizmente conseguimo­s igualar a última presença no Mundial da Nova Zelândia”

A selecção do Mali, segunda representa­nte africana na competição mundial, terminou na 16ª e última posição, ao perder por 6170, diante do Irão.

“Cumprimos com um dos nossos objectivos. Fizemos boas partidas com um dos candidatos ao título, a Itália. Cometemos alguns erros, que foram fatais diante do Porto Rico, mas felizmente conseguimo­s igualar a última presença no Mundial da Nova Zelândia”

 ?? JAIMAGENS/FOTÓGRAFO ?? Triunfo alcançado na partida diante do Mali relançou o percurso dos campeões africanos
JAIMAGENS/FOTÓGRAFO Triunfo alcançado na partida diante do Mali relançou o percurso dos campeões africanos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola