Jornal de Angola

Jorge Carlos Fonseca dinamiza os apoios

A prioridade nos contactos com os líderes europeus é activar os créditos

-

O Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, iniciou ontem, em Bruxelas (Bélgica), uma série de contactos no âmbito da formalizaç­ão do pedido feito pelo seu país para o alargament­o da Parceria Especial estabeleci­do com a União Europeia (UE), há cerca de 10 anos.

O ministro cabo-verdiano dos Negócios Estrangeir­os, Luís Filipe Tavares, apresentou, também ontem, a proposta de alargament­o da Parceria Especial, que permite a Cabo Verde incluir novas áreas na cooperação com a Europa, nomeadamen­te o investimen­to e a criação de emprego, a gestão dos oceanos, a economia marítima e reformas institucio­nais.

Em declaraçõe­s à imprensa antes de partir para Bruxelas, sexta-feira, em busca de apoios, Jorge Carlos Fonseca explicou que vai tentar “cimentar essa pretensão de alargament­o e aprofundam­ento da parceria, nomeadamen­te com a introdução de novos pilares”.

Jorge Carlos Fonseca mostrou-se optimista quanto à receptivid­ade das instituiçõ­es europeias às pretensões de Cabo Verde. “Temos que ser optimistas sempre. É um trabalho que está a ser feito há algum tempo. Há conversaçõ­es”, disse o Chefe de Estado cabo-verdiano.

O representa­nte da UE em Cabo Verde, José Manuel Pinto Teixeira, disse na sextafeira a jornalista­s na cidade da Praia, que está convencido de que o alargament­o da parceria vai ser uma realidade.

O programa do Presidente cabo-verdiano em Bruxelas começou com uma intervençã­o, ontem, perante o comité de embaixador­es do Grupo África, Caraíbas e Pacífico, encontrand­o-se, de seguida, com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.

Jorge Carlos Fonseca vai ser recebido hoje pelo Rei Philippe da Bélgica, devendo em seguida visitar o Parlamento Europeu onde se vai encontrar com o respectivo presidente, António Tajano, e com o Grupo dos Amigos de Cabo Verde.

No final do dia, o Chefe de Estado cabo-verdiano vai ser recebido na Comissão Europeia pelo seu presidente, Jean Claude Juncker.

A Parceria Especial entre Cabo Verde e a União Europeia, única do género no continente africano, foi aprovada em Novembro de 2007, institucio­nalizando um diálogo político regular. A parceria é regulada por seis pilares, nomeadamen­te a boa governação, segurança e estabilida­de.

Jorge Carlos Fonseca disse estar optimista quanto à receptivid­ade das instituiçõ­es europeias às pretensões de Cabo Verde, que procura acelerar o seu plano de desenvolvi­mento

 ?? THIERRY CHARLIER | AFP ??
THIERRY CHARLIER | AFP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola