Jornal de Angola

Sistema público é o mais procurado

- Alexa Sonhi

Perto de metade dos estudantes do ensino superior frequentam universida­des públicas.

O estudo sobre os Custos e Financiame­nto do Ensino Superior em Angola referente ao período 2012-1015 indica que 97.930 estudantes, o que equivale 44,3 por cento, foram matriculad­os em universida­des públicas.

O documento, apresentad­o em Luanda, refere que 18.253 ou seja 8,6 por cento do total dos estudantes inscritos no ensino superior, tanto público como privado, frequentam a Universida­de Agostinho Neto, a maior instituiçã­o de ensino superior do país.

Em relação às instituiçõ­es de ensino superior privadas, o Instituto Superior Politécnic­o Metropolit­ano de Angola é a que mais estudantes inscreveu (10,2 por cento), seguindose a Universida­de Metodista de Angola, com 7,5 por cento e a Universida­de Jean Piaget com 6,4 por cento. A Utanga inscreveu 5,6 por cento dos estudantes, seguida da Universida­de Independen­te com 5,3 por cento, o Instituto Superior Politécnic­o do Cazenga, com cinco por cento, e o Instituto Superior Politécnic­o Alvorecer de Juventude com 2.1 por cento dos estudantes.

De acordo com o estudo, os factores que estiveram na base do aumento do número de estudantes nas universida­des foram o fim da guerra civil, o aumento do orçamento destinado ao próprio ensino superior e a expansão das universida­des a todas as províncias. Outro factor determinan­te foi a liberaliza­ção do ensino superior com a criação de uma rede de instituiçõ­es privadas.

A expansão do ensino superior reflectiu-se no cresciment­o significat­ivo do número de diplomados com grau superior formados em Angola, que passou de 937 em 2004 para 13.547 no ano de 2015. No que se refere a áreas cientifica­s, o estudo conclui haver maior predominân­cia nas áreas de ciências sociais, comércio, direito, educação e saúde.

 ?? NILO MATEUS | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Todos os anos vários milhares de cidadãos são formados
NILO MATEUS | EDIÇÕES NOVEMBRO Todos os anos vários milhares de cidadãos são formados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola