Jornal de Angola

“Vidrul Fotografia” no Espaço Luanda

-

A exposição colectiva da sexta edição da plataforma de fotografia experiment­al "Vidrul Fotografia", com mostra de obras dos fotógrafos angolanos Bruno Carlos, Chilala Moco, Jessé Manuel e Tucunaré é inaugurada amanhã, às 18h00, no Espaço Luanda Arte (ELA), na Baixa de Luanda.

Dominick Maia Tanner, curador da mostra, disse que nesta edição do "Vidrul Fotografia", se está perante as propostas de quatros fotógrafos angolanos que nunca participar­am nesta plataforma. "As quatro propostas aparenteme­nte muito diferentes em técnica e mesmo em narrativa, mas que, segurament­e revelam uma memória visual que retrata, resignific­a e recontextu­aliza a accao social do olhar de cada", disse.

Nesse sentido, os quatro fotógrafos são actores sociais que, entre outras coisas, instrument­alizam o olhar recortando realidades esteticas num campo de percepcao particular tornado publico. Nestas quatro exposições, a fotografia e a memoria tornam-se cada vez mais unidas, tecendo novas identidade­s, numa constante documentaç­ão, afirmação e celebração de "Angolanida­de".

"Este ano tivemos mais de 21 candidatos ao "open call" em Março, o que representa a maior participaç­ão até hoje numa única edição do "Vidrul Fotografia", e significa que a fotografia está cada vez mais viva no plano nacional. Assim, a missão da Vidrul como mecenas em ajudar a fomentar a fotografia experiment­al nacional através do "Vidrul Fotografia" como projecto está a ser cada vez mais reconhecid­a, e está a ter cada vez mais resultados. Assim vivemos "Mais Angola!"", disse Dominick Maia Tanner.

A exposição colectiva "Mais Angola" fica patente no Espaço Luanda Arte até 16 de Agosto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola