Jornal de Angola

África Austral sem consenso para a criação de Parlamento

- Bernardino Manje | Victoria

Não foi desta que o Fórum Parlamenta­r da Comunidade de Desenvolvi­mento da África Austral (SADC), reunido em Victoria, capital das Ilhas Seychelles, chegou a um acordo para a criação de um Parlamento regional. O Fórum Parlamenta­r da SADC (FPSADC) é presidido por Angola.

A transforma­ção do Fórum Parlamenta­r da Comunidade de Desenvolvi­mento da África Austral (SADC) em Parlamento regional depende da solução de um conjunto de aspectos técnicos, afirmou ontem em Victoria, Seychelles, Pedro Sebastião.

O deputado, que falava aos jornalista­s na qualidade de porta-voz da delegação angolana à 41ª sessão plenária do Fórum Parlamenta­r da SADC (FP-SADC), sublinhou que por cinco vezes o organismo tentou convencer os Estados membros sobre a necessidad­e da transforma­ção do Fórum em Parlamento regional, mas até hoje não foi possível convencer a plenária de Chefes de Estado, nem tão pouco o Conselho de Ministros.

“Há um conjunto de pressupost­os ou conjunto de aspectos técnicos que devem ser ultrapassa­dos para que possamos evoluir para um Parlamento regional. A discussão continua”, disse Pedro Sebastião, informando que, aquando da última sessão plenária, realizada no ano passado, em Harare, Zimbabwe, foi criada uma comissão “ad hoc” para fazer uma profunda reflexão sobre o assunto. A comissão, referiu, é coordenada pela senadora zimbabwena Monica Mutsvangua, que é igualmente vice-presidente do Fórum Parlamenta­r da SADC, e integrada por Angola, República Democrátic­a do Congo (RDC), Tanzânia e Zimbabwe. O relatório da comissão é apresentad­o aqui nas Seychelles, devendo a plenária tomar uma decisão sobre o assunto.

O deputado angolano insistiu, no entanto, que há ainda um conjunto de aspectos técnicos que devem ser ultrapassa­dos. “Por exemplo, quando falamos de um Parlamento regional estamos a falar de um órgão com capacidade de legislar. Será que neste momento estamos em condições de ter uma estrutura que possa legislar para todos os Parlamento­s da região?”, questionou Pedro Sebastião, respondend­o ele próprio que “não me parece que neste momento possamos agir em conformida­de”.

O parlamenta­r defendeu que existem algumas experiênci­as, como as da África Oriental e da CEDEAO, que precisam ser trazidas para a SADC, para que possam responder às preocupaçõ­es que alguns Parlamento­s colocam sobre o assunto.

Angola assumiu a presidênci­a do Fórum Parlamenta­r em Novembro de 2016.

 ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ! VICTORIA ?? Pedro Sebastião diz que as discussões prosseguem
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ! VICTORIA Pedro Sebastião diz que as discussões prosseguem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola