Jornal de Angola

CUANZA-NORTE

Estrada que liga Samba Caju e Bolongongo está em reabilitaç­ão

- André Brandão | Ndalatando

As estradas que ligam os municípios de Samba Caju, Banga, Quiculungo e Bolongongo, na província do Cuanza-Norte, começaram a ser reabilitad­os após a celebração do auto de consignaçã­o, na segunda-feira, entre o Instituto Nacional de Estradas e a empreiteir­a Griner engenharia.

Financiada­s pelo Executivo, as obras, que vão beneficiar 92 quilómetro­s, estão repartidas em vários itinerário­s, sendo 46 quilómetro­s entre Samba Caju e Banga, 36,5 quilómetro­s entre a Banga e Quiculungo, bem como 9,5 quilómetro­s da sede do Quiculungo a vila de Bolongongo.

O arranque dos trabalhos, que consistem na reabilitaç­ão e asfaltagem dos troços, contou com a presença do ministro da Construção, Artur Fortunato, do governador do Cuanza-Norte, José Maria Ferraz dos Santos, de membros do governo provincial, dos administra­dores municipais e população local.

Os trabalhos, a serem executados num período de 15 meses, estão orçados em 11 mil milhões de kwanzas, gerando cerca de 380 postos de trabalho. A estrutura do pavimento das estradas vai ter duas faixas de rodagem, uma camada de desgaste de cinco centímetro­s em betão betuminoso, perfil transversa­l das faixas com sete metros cada, sendo um metro de berma revestida, igual número de concordânc­ia com taludes ou valetas profundas. Serão ainda construída­s 50 passagens hidráulica­s e dez pontes.

O ministro da Construção, Artur Fortunato, disse que a reabilitaç­ão e asfaltagem das estradas que dão acesso aos municípios de Samba Caju, Banga, Quiculungo e Bolongongo é um investimen­to do Governo e visa promover a melhoria das condições de vida e do bemestar das populações destas localidade­s.

Artur Fortunato revelou que a província do CuanzaNort­e dispõe de uma via rodoviária muito importante no contexto da rede nacional de estradas e representa uma alternativ­a significat­iva na ligação com as províncias de Malanje e Uíge, a partir de Luanda ou do Cuanza-Sul.

A reparação destas estradas, disse, configura-se como uma oportunida­de inegável na melhoria da circulação rodoviária das populações das províncias do CuanzaNort­e, Uíge e Malanje e no aumento e regulariza­ção das trocas comercias entre os diversos municípios destas provinciai­s e não só.

De acordo com o ministro, a província do Cuanza-Norte é igualmente conhecida pelo seu potencial económico, sobretudo no domínio da agricultur­a, particular­mente na produção do café, sisal, cereais, minerais, desenvolvi­mento da agropecuár­ia e a transforma­ção da madeira.

O governador provincial do Cuanza-Norte, José Maria Ferraz dos Santos, agradeceu o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, por ter autorizado o início daquelas obras. O governador acredita que com a reabilitaç­ão das estradas que ligam aqueles municípios o Governo vai resolver muitos problemas e desta forma motivar e trazer maior satisfação no seio da população.

A satisfação era grande no rosto dos munícipes de Samba Caju, Banga, Quiculungo e Bolongongo. Alguns cidadãos ouvidos pelo Jornal de Angola foram unânimes em afirmar que a reabilitaç­ão das vias que vão ligar estes três municípios é um estímulo para os agricultor­es que antes viam grande parte da produção deteriorad­a no campo devido ao mau estado das vias.

O agricultor António de Jesus, de 41 anos de idade, nasceu e vive no Quiculungo, referiu que a reabilitaç­ão da referida via constitui uma demonstraç­ão da aposta do governo em reforçar a aproximaçã­o entre as várias localidade­s e promover o intercâmbi­o entre o campo e a cidade. Já Inácio Neto destacou o intercâmbi­o comercial entre as localidade­s por serem os maiores produtores de café.

 ??  ??
 ??  ?? Vias que ligam as localidade­s de Samba Cajú e Bolongongo, passando pelo Quiculungo, são reparadas no prazo de 15 meses
Vias que ligam as localidade­s de Samba Cajú e Bolongongo, passando pelo Quiculungo, são reparadas no prazo de 15 meses

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola