Jornal de Angola

Cooperação remonta desde a independên­cia

-

A Itália foi o primeiro país da Europa Ocidental a reconhecer a independên­cia de Angola, em Fevereiro de 1976, e a 4 de Junho, do mesmo ano, estabelece­ram-se relações diplomátic­as entre os dois países.

Em Julho de 2015, o Chefe de Estado realizou uma visita oficial a Itália, durante a qual foram assinados três memorandos de entendimen­to sobre cooperação económica, financeira e político-diplomátic­a, que permite operaciona­lizar as consultas bilaterais sobre temas de interesse comum, no plano bilateral e internacio­nal. Em Abril, foi assinado um protocolo de cooperação parlamenta­r, entre a Assembleia Nacional de Angola e Câmara dos Deputados da Itália, para o reforço e a ampliação das relações existentes entre os dois países.

O documento substitui o antigo protocolo de cooperação entre a Assembleia Nacional de Angola e a Câmara dos Deputados da República da Itália, assinado no dia 2 de Julho de 1998.

O Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, rubricou o protocolo durante a sua visita a Itália, a convite da presidente da Câmara dos Deputados, Laura Boldrini. O memorando abarca a troca de experiênci­a e promoção do diálogo, favorecend­o a cooperação entre os órgãos e as comissões permanente­s de trabalho das partes, sobre temas relativos à migração, à segurança e aos direitos humanos.

A promoção de consultas para adopção de posições convergent­es, nos fóruns parlamenta­res internacio­nais sobre temas de importânci­a fundamenta­l para ambos parlamento­s, também consta do acordo.

O referido protocolo abrange o intercâmbi­o regular de funcionári­os em domínios de interesse das partes, para favorecer o mútuo entendimen­to e melhorar o funcioname­nto das respectiva­s administra­ções parlamenta­res.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola