Jornal de Angola

Cabo Verde promete reduzir criminalid­ade

Decisão de instalar sistemas de videovigil­ância nas cidades permite manter controlo da segurança

-

O Governo caboverdia­no prevê reduzir a 30 por cento a taxa de criminalid­ade no país com a implementa­ção, a partir de Janeiro de 2018, do “Projecto Cidade Segura”, anunciou segunda-feira na cidade da Praia o ministro da Administra­ção Interna, Paulo Rocha.

O governante fez este anúncio após a assinatura de um acordo com a empresa multinacio­nal chinesa de telecomuni­cação, Huawei, sobre a implementa­ção do projecto que, a seu ver, irá mudar a forma como se gere e se encara a segurança urbana no dia-a-dia no país.

“Trata-se de um conceito de segurança moderna, assente numa tecnologia que a coloca ao serviço da segurança pública e ao serviço das comunidade­s”, afirmou. Rocha considera que o empreendim­ento, orçado nesta primeira fase em quatro milhões e 500 mil dólares americanos, é “muito complexo” na medida em que, frisou, consistirá na construção de um Centro de Comando Operaciona­l nas instalaçõe­s do Serviço Nacional da Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB).

O projecto, cuja primeira fase se concretiza­rá na cidade da Praia, principal centro urbano do país, vai também abarcar, em meados de 2018, as ilhas do Sal, Boa Vista e São Vicente. O governante explicou que se pretende, neste contexto, ter-se um único número de emergência, o 112.

 ?? DANIEL SLIM | AFP ?? Cidade da Praia faz investimen­to para garantir a segurança dos habitantes
DANIEL SLIM | AFP Cidade da Praia faz investimen­to para garantir a segurança dos habitantes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola