Jornal de Angola

Huambo pode liderar a produção de cereais

-

Um milhão 461.128,28 hectares de terras agricultáv­eis estão disponívei­s na província do Huambo, de acordo com os resultados de um levantamen­to científico realizado por investigad­ores da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), em resposta a uma orientação do governador João Baptista Kussumua.

Os dados foram apresentad­os, na segunda-feira, durante a sessão técnica do Governo, pela coordenado­ra do estudo científico e decana da Faculdade de Ciências Agrárias, da Universida­de José Eduardo dos Santos no Huambo. João Baptista Kussumua disse que com esta revelação, conclui-se que a província do Huambo tem potencial para resgatar, em curto espaço de tempo, o lugar de maior produtor de cereais do país, em particular de milho. O governador defendeu, por isso, a aposta na criação de parcerias, além de um trabalho coordenado entre os sectores do comércio, indústria, transpores, obras públicas e administra­ções municipais.

Imaculada Matias disse que, do terreno disponível, 155.945 hectares estão cadastrado­s pelo Instituto Geográfico e Cadastral de Angola (IGCA) e disponívei­s para terceiros, tendo em conta a produção industrial que se pretende. A académica explicou que o município do Mungo, com 213.848 hectares, possui o maior espaço físico para a produção agrícola, ao passo que o da Caála, apesar de possuir apenas 135.181 hectares, possui as melhores condições para a prática da agricultur­a.

 ?? ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO | HUÍLA ?? Planalto Central retoma a boa produtivid­ade
ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO | HUÍLA Planalto Central retoma a boa produtivid­ade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola