Jornal de Angola

Banda N’vula leva rock ao palco do Avenida

N’vula uma das banda de referência do rock “made in Angola” apresentou em Luanda o seu segundo disco

- Roque Silva

A banda N’vula apresentou, domingo, no interior do espaço Wammo, no Shopping Avenida, em Luanda, o segundo disco de originais “Focus” durante um espectácul­o e sessão de venda e assinatura de autógrafos.

A apresentaç­ão do CD da mais premiada e conhecida banda de rock angolana foi muito concorrida sobretudo por visitantes e clientes do referido centro comercial.

O público assistiu a performanc­e com duração de 30 minutos da banda mas demonstrou total desconheci­mento dos quatro temas dos 13 do álbum apresentad­os, entre os quais “Tristezas e Alegrias”, produzidos no género rock, no estilo NU Metal.

Os temas foram produzidos em vários estúdios em Angola, são cantados no estilo rap e abordam questões ligadas ao quotidiano do povo angolano como dificuldad­es, angústias, tristezas e alegrias das pessoas que residem nas zonas rurais e cidades.

O disco, colocado no mercado no dia 20 de Novembro do ano passado, surge numa fase em que o grupo venceu o pessimismo daqueles que acreditava­m não dar certo um projecto com músicas produzidas num género e cantadas noutro.

A presença da banda está inserida no projecto “Wammo a nossa música”, uma parceria entre o referido espaço e os prémios Angola Music Awards (AMA), cujo objectivo é apoiar a música nacional, através da promoção dos seus trabalhos, dinamizand­o diversas acções.

A divulgação e a procura de novos talentos é outro propósito do projecto, visando reforçar cada vez mais a relação entre os subscritor­es do acordo com a música angolana, com a apresentaç­ão dos discos e concertos e a criação de uma agenda cultural.

Após a banda, detentora da melhor produção musical no Angola Music Awards 2015, o projecto “Wammo a nossa música” é animado pelo grupo Zona 5, que actua no dia 30. Mago de Sousa encerra a primeira fase da iniciativa no dia 6 Agosto.

Zoca Zoca e Eva Rap Diva são os cantores que deram o pontapé de saída. O primeiro disco da banda “Tempestade”, lançado em 2014, o tornou imbatível no país e no estrangeir­o, pois alcançou prémios nunca antes conquistad­os por um grupo nacional do mesmo género.

Venceu troféus referentes ao Melhor Performanc­e de rock no Internatio­nal Portuguese Music Awards (Prémios Internacio­nais da Música Portuguesa) e Melhor Produção Musical no Angola Music Awards, ambos em 2015, e Melhor Grupo Africano de nos prémios All Africa Music Awards, atribuído na Nigéria em 2016, numa edição que homenageou o congolês Papa Wemba (póstuma) e os músicos Manu Dibango, dos Camarões, e King Sunny Ade, da Nigéria.

A banda integra Lil Jorge e MG (voz), Paulo “Teacher” Albuquerqu­e e Hugo “Red Kimba” Domingos (guitarras), Bruno “Mohabis” Braz (baixo), Rdson “Michel” Marques (bateria).

O grupo foi criado em 2008 fruto da amizade entre o vocalista Lil Jorge e o guitarrist­a Paulo Albuquerqu­e, que decidiram formar o projecto Nvula, uma expressão africana. Nvula retomou aos palcos em 2012, depois de uma interrupçã­o no início do ano 2000. A partir daí, passou a ter presenças regulares em festivais realizados em Lisboa, Luanda e Benguela, onde baseia as suas actuações, misturando músicas populares de Angola, num formato rock, e sucessos do grupo.

A divulgação e a procura de novos talentos é outro propósito do projecto, visando reforçar cada vez mais a relação entre os subscritor­es do acordo com a música angolana, com a apresentaç­ão dos discos e concertos e a criação de uma agenda cultural.

 ?? DOMBELE BERNARDO| EDIÇÕES NOVEMBRO | ?? Lil Jorge e MG vocalistas da banda de rock que colocou no mercado o mais recente CD
DOMBELE BERNARDO| EDIÇÕES NOVEMBRO | Lil Jorge e MG vocalistas da banda de rock que colocou no mercado o mais recente CD

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola