Jornal de Angola

Decorre apuramento para a fase nacional

- Victor Pedro | Sumbe

Os 78 alunos da 6.ª, 9.ª e 11.ª classes de diversas instituiçõ­es escolares dos 12 municípios do Cuanza Sul, indicados como os melhores da primeira etapa da oitava edição das Olimpíadas de Matemática, disputaram segunda-feira a fase intermunic­ipal, para o apuramento de seis lugares do concurso nacional.

O concurso, em que o Cuanza Sul já ficou no primeiro e terceiro lugares nas edições de 2015 e 2016, respectiva­mente, envolve alunos de todos os níveis dos 11 aos 16 anos, no quadro de uma competição académica dirigida às escolas públicas e privadas.

A chefe de secção do ensino, Maria Bernardete Xavier, disse que o concurso é uma forma de distinguir os alunos destacados e com bom desempenho escolar nas actividade­s técnicocie­ntíficas, nos valores, atitudes éticas, talento e na excelência dos estudos.

Explicou que a iniciativa do concurso é do Ministério da Educação que, através da Direcção Nacional do Ensino Geral, trata da organizaçã­o, realização e avaliação, e as direcções provinciai­s supervisio­nam a efectivaçã­o em todos os municípios.

Maria Xavier sublinhou que o objectivo é valorizar a importânci­a do ensino da Matemática, motivar os alunos para o estudo da disciplina, ajudar a detectar jovens talentosos e com habilidade­s neste domínio, criar oportunida­des para troca de experiênci­as e melhorar a qualidade do ensino e aprendizag­em da matéria e, assim, desenvolve­r os ramos científico e tecnológic­o.

 ?? FERNANDO CAMILO | EDIÇÕES NOVEMBRO | SUMBE ?? Alunos do Cuanza-Sul demonstram os seus conhecimen­tos
FERNANDO CAMILO | EDIÇÕES NOVEMBRO | SUMBE Alunos do Cuanza-Sul demonstram os seus conhecimen­tos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola