Jornal de Angola

Doentes do coração devem estar atentos

-

A Associação Angolana dos Direitos do Consumidor (AADIC) desaconsel­hou, terça-feira, em Luanda, o consumo dos analgésico­s ibuprofeno e diclofenac pelos doentes cardíacos, por acarretare­m sérios riscos para o coração.

O director adjunto do Gabinete Jurídico, Mediação e Resolução de Conflitos da associação, Jordan Coelho, fundamento­u, em conferênci­a de imprensa, que o ibuprofeno aumenta o risco de paragem cardíaca em 31 por cento, número que sobe para 50 juntando o diclofenac.

Citando um estudo feito na Dinamarca, entre 2001 e 2002, sobre os efeitos nocivos do ibuprofeno e do diclofenac, também anti-inflamatór­ios, para os doentes cardíacos, Jordan Coelho acentuou que a associação já advertiu as autoridade­s sanitárias nacionais sobre essa situação de risco.

O especialis­ta em direito do consumidor lembrou que os dois medicament­os só devem ser comerciali­zados sob prescrição médica e informou que a associação manteve, segunda-feira, um encontro com a Direcção Nacional dos Medicament­os, onde foi abordado o assunto.

No encontro, adiantou Jordan Coelho, a associação recebeu a garantia de que os médicos já foram orientados a avaliar rigorosame­nte cada caso antes da prescrição dos dois medicament­os a doentes cardíacos.

O estudo dinamarquê­s foi liderado pelo investigad­or Gunnar Gislason, professor na Universida­de de Copenhaga, que pede um maior controlo na venda de ibuprofeno e diclofenac, devido aos riscos para o coração.

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Número de doentes cardíacos sobe em Angola
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Número de doentes cardíacos sobe em Angola

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola