Jornal de Angola

Município dos Gambos com mais água potável

A abertura de novos sistemas de captação e distribuiç­ão estão a minimizar a carência que se registava na localidade

- Arão Martins | Gambos

A população que vive nas localidade­s de Capelete e Tunda do Chiange, município dos Gambos, na província da Huíla, conta com mais água potável, com a entrada em funcioname­nto de dois sistemas de captação, tratamento e distribuiç­ão, inaugurado­s pelo governador João Marcelino Tyipinge.

O director municipal dos Gambos dos serviços técnicos, Carlos Bornido, disse ao Jornal de Angola que os dois sistemas foram construído­s com fundos do Programa de Combate à Fome e à Pobreza.

Segundo Carlos Bornido, o sistema da Tunda do Chiange está equipado com energia solar e tem um furo de 35 metros de profundida­de, um caudal de dez metros cúbicos por hora e foi instalada uma bomba de 2,5 metros cúbicos por hora, dois reservatór­ios, incluindo uma estrutura metálica elevada, armazenand­o um total de 20 metros cúbicos, uma bica e dois servidores de rega.

A construção do projecto esteve a cargo da empresa Sela Grup e orçou 9.470.482,00 de Kwanzas e vai apoiar também a associação de camponeses, que trabalham num campo de cultivo com 4,7 hectares.Já o sistema de abastecime­nto de água de Capelete faz parte dos quatro projectos de água financiado­s pelo Programa de Combate à Fome e à pobreza e está equipado igualmente com energia solar.

O furo, referiu Carlos Bornido, está equipado com um sistema solar, um furo de 50 metros de profundida­de, um caudal de 1,5 metros cúbicos hora, reservatór­io de 10 m3, incluindo a estrutura metálica elevada, uma lavandaria de 4 tanques, uma bica e um bebedouro.

A construção do projecto, também executado pela empresa Sela Grup, orçou aos cofres do Estado 9.470.482,00 kwanzas.

O funcioname­nto e os cuidados dos dois sistemas estão assegurado­s por um grupo criado dentro das normas estabeleci­das, sob a supervisão da Administra­ção Municipal dos Gambos. O administra­dor municipal dos Gambos, Elias Sova, explicou que o sistema de abastecime­nto de água potável vai beneficiar milhares de pessoas, que diariament­e percorriam longas distâncias à procura de água para o consumo diário, bem como facilitar o abeberamen­to do gado.

O administra­dor municipal dos Gambos reconheceu os avanços que a região regista na criação de sistemas de abastecime­nto de água potável para a população.

Informou que, no quadro do programa de contenção da seca, foram criados já 150 sistemas de abastecime­nto de água. O governador João Marcelino Tyipinge, reconheceu os efeitos negativos que a seca cíclica tem causado no município, tendo afirmado que foram traçados um conjunto de acções que visam minimizar as causas nefastas que causa às pessoas e ao gado bovino.

O governador reconheceu que nos Gambos chove pouco e por isso foram estabeleci­dos alguns programas para a contenção da água do rio Caculuvar. Anunciou que os programas estão aprovados e em alguns casos já começou a sua execução e, assim que houver recursos financeiro­s, vão ser retomados.

O governador reconheceu os efeitos negativos que a seca cíclica tem causado, tendo afirmado que foram traçadas acções que visam minimizar efeitos nefastos que causam às pessoas e ao gado bovino

 ?? ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO | GAMBOS ?? Os novos sistemas de abastecime­nto de água foram inaugurado­s pelo governador da Huíla
ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO | GAMBOS Os novos sistemas de abastecime­nto de água foram inaugurado­s pelo governador da Huíla

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola