Jornal de Angola

Presos quatro suspeitos de roubo “espectacul­ar”

-

A polícia alemã prendeu na quarta-feira quatro suspeitos de executar o roubo “espectacul­ar” de uma grande medalha de ouro com a imagem da rainha da Inglaterra num museu de Berlim.

A identidade dos quatro homens, com idades entre 18 e 20 anos, não foi revelada, mas segundo os investigad­ores, são membros de um clã árabe vinculado ao crime organizado.

Outras nove pessoas próximas a este clã também estão na mira da polícia.

A medalha de ouro, que pesa 100 kg e está avaliada em 3,7 milhões de euros, foi roubada em 27 de Março do Museu Bode, situado na Ilha dos Museus da capital alemã.

Trata-se de uma medalha comemorati­va canadense chamada “The Big Maple Leaf” com o retrato da rainha Elizabeth II. Ela mede 53 centímetro­s de diâmetro e três centímetro­s de grossura.

A peça não foi encontrada até agora e a polícia parte da ideia de que foi “dividida em pequenos pedaços ou levada para o exterior”, indicou o oficial da polícia criminal de Berlim Carsten Pfohl.

“Infelizmen­te temos que partir do princípio de que a peça foi vendida parcialmen­te ou por completo”, destacou em conferênci­a de imprensa. “A minha esperança de encontrar partes pequenas desta peça são mínimas”, lamentou.

Os responsáve­is pelo roubo teriam utilizado informaçõe­s fornecidas por um funcionári­o de uma empresa terceiriza­da pelo museu. Os ladrões já haviam tentado realizar o roubo em duas ocasiões anteriores.

O grupo chegou ao museu a meio da noite com a ajuda de uma escada por uma linha férrea próxima.

As câmaras de vigilância gravaram as imagens de três homens vestidos de preto e com o rosto coberto. Segundo a polícia, tudo indica que os suspeitos detidos nesta quarta-feira se parecem com as pessoas do vídeo.

 ?? HEINZ-PETER BADER | REUTERS ?? Moeda de 100 quilos de ouro roubada de museu Alemão
HEINZ-PETER BADER | REUTERS Moeda de 100 quilos de ouro roubada de museu Alemão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola