Jornal de Angola

Reforço da estratégia de educação no Bengo

Na província do Bengo existem seis centros infantis comunitári­os estatais e igual número privados

- Alfredo Ferreira | Caxito Matias Da Costa | Chingui

O Governo Provincial do Bengo vai levar a cabo, durante este semestre do ano, um programa de reforço das estratégia­s de educação da primeira infância, com vista a envolver mais crianças na instrução, anunciou ontem, em Caxito, a directora local da Assistênci­a e Reinserção Social.

Anastácia de Vasconcelo­s explicou que das estratégia­s consta a ampliação da cobertura dos programas destinados à mobilizaçã­o e à educação das famílias sobre as questões relativas à protecção e ao desenvolvi­mento da primeira infância.

A directora aponta que, para o sucesso desta empreitada, é importante que se crie um programa de formação inicial e continuada de educadoras de infância e de vigilantes, no sentido de garantir-se a melhoria da qualidade da prestação de serviços.

A nível da província do Bengo, existem seis centros infantis comunitári­os estatais e igual número de instituiçõ­es privadas do género. As primeiras acolhem 639 crianças, vigiadas por 39 técnicos e oito educadores e as privadas controlam 161 pequenos.

Relativame­nte às condições de trabalho, Anastácia de Vasconcelo­s avançou que o Governo, por intermédio da Direcção Provincial da Reinserção Social, tem garantido o apetrecham­ento dos centros com material específico. programa de investimen­tos público, as casas foram edificadas numa área total de 600 metros quadrados, sendo que todas estão apetrechad­as, no sentido de proporcion­arem dignidade aos professore­s, técnicos de saúde e outros filiados do aparelho do Estado naquela circunscri­ção, garantiu.

O governador provincial salientou que a entrega dos bens sociais à população assinala um passo positivo na estrutura organizaci­onal da administra­ção local e pediu que se preserve os bens públicos.

Na mesma localidade, o governador procedeu ainda à entrega de tractor, charruas, enxadas, botas e adubos de referência NPK 12-2412, para apoiar a associação de camponeses.

Boa Vida Neto disse que a prosperida­de e a transforma­ção da economia nacional começam na produção da terra.Num outro momento, o responsáve­l ofereceu aos idosos e desfavorec­idos da embala de Chingui cadeiras de rodas, bicicletas e bens alimentare­s.

 ??  ?? ALFREDO FERREIRA | CAXITO A partir deste semestre o sistema de ensino passa a ter um novo programa
ALFREDO FERREIRA | CAXITO A partir deste semestre o sistema de ensino passa a ter um novo programa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola