Jornal de Angola

Conquistas da vela justificam apoio

- Amândio Clemente

Os desportos náuticos, através da vela, classe optimist, voltaram a levar o nome de Angola ao mais alto patamar continenta­l, quando a Selecção Nacional conquistou o primeiro lugar no Africano, por equipas e a nível individual, proeza repetida depois de no ano passado já o ter feito na edição organizada pelo nosso país.

O feito alcançado pelos atletas do Clube Náutico de Luanda aumenta as responsabi­lidades do país no continente, pelo que se torna imperioso que as autoridade­s desportiva­s do país olhem de forma diferente para modalidade, dando-lhe suporte financeiro e incentivos de carácter moral. Este apoio não se deve resumir em marcar presença, de membros do Governo, quando as equipas trazem troféus para o país, mas no reconhecim­ento público aos atletas, bem como na justa premiação que lhes deve ser dada, como está previsto na lei.

Agremiaçõe­s como o CNL, que promovem a prática da modalidade, devem merecer um tratamento especial e ter os apoios para continuar a caçar talentos noutras paragens fora da Ilha do Cabo e aumentar desta forma o grupo de praticante­s.

Quero lembrar que o CNL, para aumentar o interesse pela modalidade, tem uma carteira de incentivos que vão da atribuição de bolsas de estudo aos atletas mais promissore­s aos subsídios de transporte, entre outros. Os dirigentes do clube dizem que não precisam de rios de dinheiro, mas acreditam que com apoio institucio­nal é possível fazer-se mais, para que o país continue na senda das conquistas continenta­is, ou até mesmo olímpicas ou mundiais. Mas, para tal é preciso que o apoio que até aqui custa a chegar, apesar dos factos, apareça o mais rapidament­e, aproveitan­do o embalo das recentes vitórias.

É altura de reflectir sobre o assunto, pois é nestas modalidade­s que gastam pouco mas ganham medalhas, que o Estado deve apostar, apesar das dificuldad­es financeira­s, para que a vela angolana continue de vento em popa.

 ??  ?? FORA-DE-JOGO
FORA-DE-JOGO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola