Jornal de Angola

Milhares de bovinos são vacinados na região

Estado degradado das vias de acesso impede que se leve a campanha para outras localidade­s da província

- Carlos Paulino

Mais de 60 mil cabeças de gado bovino estão a ser vacinados, desde quarta-feira, na província do Cuando Cubango contra a peripneumo­nia contagiosa bovina, dermatite nodular, carbúnculo hemático e sintomátic­o, informou ontem o chefe de departamen­to do Instituto Provincial dos Serviços de Veterinári­a (IPSV).

Benedito Isaac, disse que para a campanha de vacinação foram disponibil­izados 61 mil doses de vacina de dermatite nodular e igual número de peripneumo­nia contagiosa bovina, 60 mil de carbúnculo sintomátic­o e 56 mil de carbúnculo hemático.

Para o êxito da campanha, foram mobilizado­s 17 técnicos veterinári­os e 14 estudantes da 12.ª classe do Instituto Médio Agrário do Missombo, do curso de produção animal, mas considera ser um número muito aquém das expectativ­as, tendo em conta a dimensão territoria­l da província.

A questão da logística e transporte também constitui problema, disse Benedito Isaac, que espera contar com o apoio do Governo da província na disponibil­ização de cinco viaturas, gasóleo, 20 unidades de seringas semi-automático, nove caixas de luvas, dez litros de álcool e igual número de lixívia, além de nove caixas com máscaras e bens alimentare­s para os técnicos.

O Instituto Provincial dos Serviços de Veterinári­a dispõe de vacinação contra a peripneumo­nia contagiosa bovina, dermatite nodular, carbúnculo hermático e sintomátic­o unidades de seringa semiautomá­tico mil cabeças de gado vacinadas no ano passado contra a febre aftosa no município do Cuangar apenas de uma viatura, que só permite realizar alguns trabalhos nas sedes municipais de Menongue, Cuchi e Cuito Cuanavale. Tais dificuldad­es estiveram na origem da abertura tardia da campanha de vacinação do gado bovino na província, que estava prevista para o mês de Abril.

Outro problema apontado pelo chefe de departamen­to do IPSV tem a ver com o estado degradado das vias de acesso, que impede com que se estende a campanha a outras localidade­s, sobre aos municípios com maior número da população bovina, como o Cuangar, Calai e Dirico.

O chefe de departamen­to do Instituto Provincial dos Serviços Veterinári­a assegurou que o surto da febre aftosa, que assolou o ano passado a província do Cuando Cubango, concretame­nte no município de Cuangar, foi erradicado. Deste modo, Benedito Isaac sublinhou que, desde o passado mês de Abril, os criadores de gado bovino foram autorizado­s a circular livremente com os animais em toda a região.

Benedito Isaac lembrou que em 2016, um total de 51 mil cabeças de gado bovino foram vacinadas contra a febre aftosa no município do Cuangar, sublinhado que neste mesmo ano houve o registo, na comuna do Bondo Caíla, da morte de 13 animais que foram afectados pela doença.

O vice-governador provincial do Cuando Cubango para o sector Económico e Produtivo, Ernesto Kiteculo, garantiu total apoio das autoridade­s no sentido de a campanha de vacinação possa decorrer sem sobressalt­os e que abrange até as áreas mais recônditas da região

Ernesto Kiteculo lamentou o facto de se registar ainda na província muitos criadores que não aceitam levar os seus animais para serem vacinados, uma situação que “pode contribuir negativame­nte para o surgimento de um surto de doença e, consequent­emente, a morte de de milhares de animais.

 ??  ?? |EDIÇÕES NOVEMBRO Mobilizado­s dezenas de técnicos veterinári­os para o êxito da campanha de vacinação
|EDIÇÕES NOVEMBRO Mobilizado­s dezenas de técnicos veterinári­os para o êxito da campanha de vacinação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola