Jornal de Angola

Muitos bebés no mundo sem vacinas essenciais

A OMS considera a imunização uma das intervençõ­es de saúde pública de maior sucesso e de baixo custo

-

Um relatório das Nações Unidas revela que, em 12,9 milhões de bebés no Mundo, quase um em cada 10 não receberam vacinas em 2016.

Esses menores perderam a primeira dose da imunização combinada de difteria, tétano e tosse convulsa, DTP, de acordo com o estudo da Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

O estudo, divulgado na segunda-feira em Genebra e Nova Iorque, destaca que a actual situação coloca essas crianças em “grave risco” de contrair as três doenças potencialm­ente fatais.

Cerca de 6,6 milhões de crianças que receberam a primeira dose de vacina não completara­m as três etapas durante o ano. Os oito países que em 2016 tiveram uma cobertura reduzida de DTP são a República Centro Africana, Chade, Guiné Equatorial, Nigéria, Somália, Sudão do Sul, Síria e Ucrânia.

Para melhorar a cobertura da imunização, o estudo recomenda mais esforços para reduzir as desigualda­des relacionad­as com o estatuto económico das famílias e a educação das mães em vários países. Um outro factor importante é que 50 por cento da população global vive em áreas urbanas que incluem comunidade­s em rápido cresciment­o em África e na Ásia. Os habitantes pobres das cidades têm alto risco de não serem imunizados ou de ter baixos níveis de vacinação.

O estudo revela ainda que 86 por cento de crianças completara­m o esquema de vacinação de rotina no ano passado, tendo estancado nos 16,5 milhões de bebés. Não houve alterações significat­ivas em nenhum país ou região.

Perante um cenário em que não foi cumprido o objectivo global de 90 por cento de cobertura de imunização, o director de Imunização, Vacinas e Produtos Biológicos da OMS disse que a maioria das crianças não imunizadas está fora dos sistemas de saúde.

Jean-Marie Okwo-Bele, da agência especializ­ada da ONU, considera que o grupo provavelme­nte também não receba nenhum tipo de serviços básicos de saúde.

O estudo recomenda mais esforços para reduzir as desigualda­des relacionad­as com o estatuto económico das famílias e a educação das mães em vários países

 ??  ?? AFP A OMS está preocupada com a reduzida cobertura da imunização em vários países do mundo
AFP A OMS está preocupada com a reduzida cobertura da imunização em vários países do mundo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola