Jornal de Angola

OMS defende mais políticas de controlo do tabaco

-

O documento, intitulado “Epidemia Global de Tabaco 2017”, alerta que, num esforço conjunto, os países podem ajudar a evitar milhões de mortes anualmente por causa do tabaco ou de doenças associadas ao uso do produto.

Desde 2007, as políticas abrangente­s de controlo quadruplic­aram, reconhece o relatório. Naquela época, apenas 15 por cento da população mundial tinha acesso a informaçõe­s, lê-se no documento da OMS.

A agência das Nações Unidas considera que as estratégia­s para formular políticas de controlo poderiam ter salvado milhões de vidas.

A OMS afirma que a indústria do tabaco impede tentativas de governos de implementa­r medidas contra o produto e avisa que políticas de controlo também ajudam a economizar milhões de dólares com gastos de saúde e a perda da produtivid­ade de vítimas do tabaco.

O director-geral da OMS, o etíope Tedros Ghebreyesu­s, defendeu que os governos devem incorporar as orientaçõe­s da Convenção-Quadro sobre Controlo de Tabaco nos planos nacionais.

Comércio ilegal

O líder da OMS disse acreditar que o comércio ilegal de tabaco está a agravar o problema. Segundo a OMS, a cobertura actual de 63 por cento da população envolve pelo menos uma medida de controlo do tabaco daquelas previstas na Convenção da agência sobre o tema.

A OMS lembra que, desde 2008, existe um conjunto de directrize­s chamado “Medidas Mpower” para promover acções de governos em seis estratégia­s de controlo. Entre elas está o aumento dos impostos sobre a venda do produto e a proibição de anúncios e publicidad­e, assim como patrocínio de tabaco.

As demais medidas são a monitoriza­ção de medidas de uso e prevenção, protecção das pessoas contra o fumo, ajuda para quem quiser deixar de fumar e mensagens de advertênci­a sobre os perigos do uso do tabaco.

 ??  ?? FABRICE COFFRINI | AFP Actual director-geral da OMS Tedros Ghebreyesu­s
FABRICE COFFRINI | AFP Actual director-geral da OMS Tedros Ghebreyesu­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola