Jornal de Angola

Angolanos têm espaço no canal Mundo Fox

A ficção do Mundo Fox, “Maison Afrochic”, representa a aposta contínua nos conteúdos de produção local

- Roque Silva

A série narra a história de Pedro (Fredy Costa), um “playboy” que reside em Paris à custa do pai. Quando este morre, Pedro regressa a Luanda para receber a sua suposta herança

“Maison Afrochic” é o título da primeira ficção do canal televisivo Mundo Fox com estreia agendada para o próximo dia 27, às 21h45, que apresenta um ambiente típico angolano no município do Cazenga.

O programa de televisão é uma série cuja primeira temporada tem 13 episódios, gravados em apenas um mês em Lisboa, no interior de um estúdio adaptado com matrizes do Cazenga, e traz como protagonis­tas a dupla de actores Fredy Costa e Grace Mendes.

Com ideia original da actriz portuguesa, texto de Henrique Dias e produção da Free Mantle, a ficção, do género comédia mas com alguma pitada de romantismo, é um retrato da vivência dos bairros de Angola, sobretudo de Luanda.

Os episódios de “Maison Afrochic”, apresentad­o ontem no restaurant­e Kianda, no Distrito Urbano da Samba, têm 40 minutos cada e as cenas acontecem num ambiente tipicament­e angolano.

A série narra a história de Pedro (Fredy Costa), um “playboy” que reside em Paris à custa do pai. Quando este morre, Pedro regressa a Luanda para receber a sua suposta herança, metade de um pequeno salão de beleza, o Maison Afrochic.

Yolanda, papel interpreta­do por Grace Mendes, é uma mulher forte e decidida, proprietár­ia e gerente da outra metade do salão. O facto não agrada os sócios que entram em constantes trocas de palavras e guerras, num ambiente em que tudo pode acontecer. O elenco integra ainda outros actores, como Carlos Paca, Ciomara Morais e Lialzio Vaz de Almeida. Grace Mendes disse ao Jornal de

Angola que o projecto, criado há dois anos, surge da necessidad­e de retratar a verdadeira essência de Angola, um país singular, facto que se encontram nos bairros.

“Queríamos um bairro que retratasse bem Luanda e a sua verdadeira natureza e isso sí seria possível no com Rangel ou Sambizanga, por serem muito populosos, mas o Cazenga acabou por vencer a aposta”. Fredy Costa informou que a equipa de produção teve a preocupaçã­o de trabalhar com pessoas que passaram por várias cidades angolanas para perceber a vivência de uma das suas circunscri­ções. “Esperamos atingir parte dos angolanos e estimular a curiosidad­e do povo do Cazenga”, disse o actor que afirmou “a sequência para as demais temporadas depende muito do nível de audiências da primeira”.

A série é exibida todas as quintasfei­ras, às 21h45, na televisão por satélite DSTV, através do canal Mundo Fox, na posição 500, dos pacotes Bué, Grande e Grande Mais.

Aposta nos conteúdos

O canal Mundo Fox continua a apostar na criação de conteúdos locais com a produção da sua primeira ficção (“Maison Afrochic”), numa altura em que prepara a estreia da terceira temporada do concurso “Duelo das Estrelas”, marcado para domingo, às 21h30, no referido canal, afirmou o director de Programaçã­o da Fox Networks Group.

Para Luís Fernambuco, a aposta no projecto inicial de Grace Mendes representa um reforço do compromiss­o do grupo da Fox Networks com a produção local, sendo que “se apresenta como um dos projectos mais ambicioso apostamos”.

“Uma vez mais, e à semelhança do que já fazemos com Os Tuneza, Sílvio Nascimento e com Dicla Burity, voltamos a trazer aos espectador­es artistas talentosos e conhecidos em Angola”, explicou.

 ??  ?? FOX NETWORKS GROUP Dupla de actores Fredy Costa e Grace Mendes são os principais protagonis­tas da série
FOX NETWORKS GROUP Dupla de actores Fredy Costa e Grace Mendes são os principais protagonis­tas da série

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola