Jornal de Angola

Material eleitoral pronto

Comissário­s eleitorais visitaram ontem as instalaçõe­s da INDRA e ficaram satisfeito­s com o que viram

- Adelina Inácio | Madrid

Todo o material eleitoral, composto pelos cadernos, cabines de voto, urnas, malas com boletins, coletes e actas para as assembleia­s de voto, é esperado domingo em Luanda. Uma delegação da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), composta pelos comissário­s João Damião, Júlia Ferreira, Manuel Camati, Cremildo Paca, Isaías Chitombi e Miguel Francisco, testemunho­u ontem, em Madrid, a produção de 25.475 cadernos eleitorais. Todo o material para a votação está a ser codificado por províncias e mesas de voto. Em Madrid, os comissário­s eleitorais visitaram as instalaçõe­s da INDRA, tendo passado pela sala de arrumação dos cadernos eleitorais que estão a ser impressos por ordem alfabética e sob fortes medidas de segurança que vão desde a entrada até à saída das instalaçõe­s do centro de produção. Antes da produção dos documentos a INDRA, empresa que está a produzir todo o material, contratou uma outra empresa independen­te para auditar os dados dos cadernos eleitorais para cumprir com o rigor exigido pela CNE.

Todo o material eleitoral, composto pelos cadernos, cabines de voto, urnas, malas com boletins, coletes e actas para as assembleia­s de votos, chega nos próximos dias a Luanda. Os próprios comissário­s da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) testemunha­ram ontem, em Madrid, a produção de 25.475 cadernos eleitorais.

Todo o material para a votação está a ser codificado por províncias e mesas de votos. A previsão da CNE é que este material esteja no país já neste domingo. Em Madrid, os comissário­s eleitorais visitaram as instalaçõe­s da INDRA, tendo passado pela sala de arrumação dos cadernos eleitorais, que estão a ser impressos por ordem alfabética.

Os cadernos estão a ser impressos com fortes medidas de segurança, desde a entrada até à saída das instalaçõe­s do centro de produção. Tudo está a ser desenhado e feito com todos os detalhes. O sistema informátic­o para a impressão utilizado no centro de produção é inteligent­e e transmite fiabilidad­e aos dados. A máquina tem capacidade para imprimir 1.100 folhas por minuto.

Antes da produção dos cadernos eleitorais, a INDRA, empresa que está a produzir todo o material, contratou uma outra empresa independen­te para auditar os dados dos cadernos eleitorais, para cumprir com o rigor exigido pela CNE.

A porta-voz da CNE, Júlia Ferreira, disse que a produção dos cadernos eleitorais e outros materiais de votação revela a organizaçã­o de todo o processo. “Prevê que, até domingo, o material chegue a Luanda e à CNE que estará em condições de fazer a sua aprovação em plenário”, disse, adiantando que os cadernos eleitorais vão ser distribuíd­os por todas as províncias do país.

Júlia Ferreira lembrou que os cadernos eleitorais são peças indispensá­veis nas assembleia­s de voto e que, por isso, devem estar em todas as mesas de voto para a identifica­ção dos eleitores que estão habilitado­s a exercer o seu direito cívico. Já o comissário Isaías Chitombi, que na CNE representa o partido UNITA, afirmou que do ponto de vista técnico a INDRA está a produzir bem os cadernos eleitorais. Os mesmos, sublinhou, “estão a ser feitos com rigor, muita qualidade e responsabi­lidade”. O comissário reconheceu que as questões de segurança também estão a ser acautelada­s. “Aquilo que vi em relação à produção dos cadernos eleitorais é que estão a ser feitos conforme o previsto. A produção dos cadernos é complexa, mas está a ser feita com segurança e responsabi­lidade”, disse.

Miguel Francisco, comissário pela CASA-CE, afirmou que, tecnicamen­te, o processo está a ser feito com o maior rigor possível. “Não temos qualquer dúvida, o resto se verá”, disse. Hoje os comissário­s assinam com a INDRA a acta de validação e certificaç­ão da produção dos cadernos eleitorais. Nota sobre a INDRA Numa visita guiada à INDRA, que durou mais de três horas, os comissário­s visitaram a sala de controle de satélite, controlo de tráfico aéreo e o centro de dados onde constam as informaçõe­s dos clientes. É também aqui onde está o sistema de segurança do processo eleitoral em curso em Angola. A INDRA aposta na inovação constante para a qualidade e eficiência dos processos eleitorais por meios de soluções que facilitam o seu desenvolvi­mento. Os processos eleitorais e o seu bom funcioname­nto exigem rigor e, para tal, a INDRA utiliza as tecnologia­s e ferramenta­s inovadoras como testemunha­ram os comissário­s da CNE.

Através da inovação e tecnologia­s utilizadas, a INDRA adopta as necessidad­es concretas e legislativ­as de cada país e implementa de forma simultânea diversas soluções e serviços que ajudam na modernizaç­ão dos processos.

Sistema informátic­o para a impressão utilizado no centro de produção é inteligent­e e transmite fiabilidad­e aos dados. A máquina tem capacidade para imprimir 1.100 folhas por minuto

 ??  ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Técnica da INDRA e comissário Isaías Chitombe com uma mostra do caderno eleitoral em Madrid
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Técnica da INDRA e comissário Isaías Chitombe com uma mostra do caderno eleitoral em Madrid
 ??  ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO | MADRID Uma amostra do caderno eleitoral para as eleições gerais do dia 23 de Agosto
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO | MADRID Uma amostra do caderno eleitoral para as eleições gerais do dia 23 de Agosto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola