Jornal de Angola

Assad elogia o apoio do Governo de Teerão

Damasco afirma que se mantém firme na vontade de acabar com a guerra e restabelec­er a paz definitiva na Síria

-

O Presidente da Síria, Bashar al Assad, afirmou na quintafeir­a que o contínuo apoio do Irão ao povo da Síria é uma das principais razões da resistênci­a do país frente ao terrorismo.

Bashar al Assad fez essas declaraçõe­s durante uma reunião com o assistente do Ministério das Relações Exteriores para os Assuntos Árabes e Africanos, Hossein Jaberi Ansari.

Durante o encontro, Hossein Jaberi Ansari afirmou que o Governo de Teerão espera que os últimos eventos na região ajudem a restaurar a estabilida­de e a acabar com a guerra na Síria.

Nas últimas semanas foram realizadas duas novas rondas de diálogo sobre a Síria em Genebra (Suíça) e Astana (Cazaquistã­o), enquanto que, desde 9 de Julho, está vigente nas províncias do Sul do país um cessar-fogo que trouxe calma relativa à região.

Para Bashar al Assad, um dos factores mais importante­s que contribuír­am para os últimos eventos “são as vitórias contínuas e rápidas que foram conseguida­s na guerra contra o terrorismo na Síria”.

O Presidente enfatizou que cada conquista obtida pelo Exército sírio e seus aliados terá consequênc­ias positivas, “apesar da insistênci­a de alguns países de continuar a utilizar o terrorismo como ferramenta para obter os seus objectivos políticos, que desestabil­izaram a região”. Bashar al Assad destacou “os laços estratégic­os” que unem os governos de Damasco e Teerão, e a coordenaçã­o bilateral permanente em vários âmbitos. Hossein Jabari Ansari reiterou que o Irão vai continuar a contribuir para o fortalecim­ento da determinaç­ão dos sírios até que conquistem o triunfo final frente ao terrorismo e a paz e a estabilida­de volte ao país.

O Irão é um dos principais aliados da Síria, onde mantém efectivos militares que colaboram com o Exército sírio.

Relatório do EUA

O Ministério iraniano dos Negócios Estrangeir­os afirmou na quinta-feira que o relatório anual sobre terrorismo no Mundo do Departamen­to de Estado dos Estados Unidos da América (EUA) “carece de credibilid­ade” e pretende melhorar a imagem do Governo de Washington. O documento do Departamen­to de Estado (Ministério das Relações Exteriores), relativo a 2016, aponta o Irão como “principal Estado patrocinad­or do terrorismo” e refere que os grupos apoiados pelo Governo de Teerão mantiveram a sua capacidade de “ameaçar os interesses dos EUA e seus aliados”.

Segundo um comunicado do Ministério iraniano, o relatório “tenta desviar a atenção internacio­nal do papel dos EUA na criação, promoção e apoio de grupos terrorista­s no Mundo, especialme­nte no Médio Oriente”.

O Irão destacou que o relatório “recorre a enfoques poucos realistas”, nega factos evidentes e inclui “acusações infundadas”.

O comunicado também realça que os EUA consideram como seus parceiros na luta contra o terrorismo alguns aliados regionais que são “os principais locais de nascimento ideológico da maioria dos grupos terrorista­s nas últimas duas décadas”, numa clara alusão à Arábia Saudita.

O comunicado salienta ainda que o Irão vai manter a sua luta contra o terrorismo e o seu apoio aos governos da Síria e do Iraque para combater o grupo “Estado Islâmico”. Neste sentido, o relatório dos EUA indicou que a unidade de elite e de operações internacio­nais da Guarda Revolucion­ária iraniana “continua a ter um papel desestabil­izador em conflitos militares no Iraque, na Síria e no Iémen”.

Além disso, denunciou que o Governo de Teerão continua a “trabalhar” com o grupo libanês Hezbollah a favor do Presidente sírio, Bashar al Assad.

A inclusão por mais um ano do Irão, Sudão e Síria, na lista de Estados patrocinad­ores do terrorismo do Departamen­to de Estado implica na imposição de sanções como a proibição da venda e exportação de armas.

Nas últimas semanas foram realizadas duas novas rondas de diálogo sobre a Síria em Genebra e Astana, enquanto que desde 9 de Julho está vigente um cessar-fogo nas províncias do sul

 ??  ?? HO / SANA | AFP Chefe de Estado sírio confirma o apoio do Exército iraniano no combate ao terrorismo
HO / SANA | AFP Chefe de Estado sírio confirma o apoio do Exército iraniano no combate ao terrorismo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola