Jornal de Angola

Turquia denuncia políticas de Berlim

-

A Turquia denunciou como “grande irresponsa­bilidade política” o anúncio feito por Berlim de uma revisão das relações com Ancara e alerta para as viagens dos seus cidadãos ao país euroasiáti­co após a prisão de um alemão em Istambul.

“Enviar uma mensagem [aos alemães] dizendo que não é seguro deslocarem­se à Turquia indica uma grande irresponsa­bilidade política que não aceitamos”, declarou quinta-feira em conferênci­a de imprensa Ibrahim Kalin, porta-voz do Presidente Recep Tayyip Erdogan, quando as já exacerbada­s tensões entre Berlim e Ancara conhecem um novo desenvolvi­mento. Um contexto que se pode ainda complicar, atendendo à importante comunidade turca, cerca de três milhões, que vive na Alemanha.

Na quinta-feira, a Alemanha reagiu com firmeza à detenção de um grupo de defensores dos direitos humanos em Istambul, incluindo um alemão, e anunciou uma reorientaç­ão da sua política, em particular no campo económico, face a um parceiro histórico. A chanceler conservado­ra alemã Angela Merkel defendeu as medidas anunciadas como “indispensá­veis”, que incluem ainda uma revisão das ajudas que a Turquia recebe da União Europeia (UE), na qualidade de candidato oficial à adesão desde 2005. “As medidas anunciadas pelo Ministério dos Negócios Estrangeir­os face à Turquia são necessária­s e imprescind­íveis, devido à situação”, afirmou a chanceler numa mensagem transmitid­a na conta 'Twitter' do seu porta-voz, Steffen Seibert. A primeira medida concreta consiste num reforço dos alertas do Ministério dos Negócios Estrangeir­os sobre as viagens à Turquia, um destino habitual para muitos turistas germânicos.

O chefe da diplomacia, o social-democrata Sigmar Gabriel, acusou Ancara de violações sistemátic­as dos direitos humanos e considerou que “afastam a Turquia dos valores europeus”.

 ??  ?? HANDOUT- TURKISH |AFP Governo de Recep Tayyip Erdogan faz críticas à Alemanha
HANDOUT- TURKISH |AFP Governo de Recep Tayyip Erdogan faz críticas à Alemanha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola