Jornal de Angola

Palestinia­nos feridos ontem em confrontos após a oração

-

Pelo menos 20 palestinos ficaram feridos - um deles em estado grave - e outros tantos foram detidos nos incidentes ocorridos ontem após a oração de protesto muçulmano por causa da instalação de detectores de segurança e restrição de acesso à Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém Oriental.

“Os distúrbios prosseguem. Atendemos onze vítimas no hospital de campanha instalado, outros quatro feridos foram enviados ao hospital palestinia­no de Makased, dois dos quais com prognóstic­o sério, um por bala de borracha e o outro por granada”, disse à EFE Mohamed Setiani, portavoz em Jerusalém do serviço de emergência­s Crescente Vermelho.

Um palestinia­no com ferimentos graves pelo impacto de uma lata de gás lacrimogén­eo que tinha sido levado ao hospital de Makased, foi depois transferid­o para o hospital israelita de Hadasa.

A estes juntam-se 29 pessoas atendidas por inalação de gás lacrimogén­eo e outras quatro que sofreram queimadura­s graves.

Vários ficaram feridos nos confrontos registados nos bairros de Aisariya e Abu Dis, onde a Polícia tentou dispersar manifestan­tes que lhes arremessav­am pedras.

Jornalista­s expulsos

A polícia de Israel expulsou ontem os jornalista­s de meios de comunicaçã­o social internacio­nais das imediações da Esplanada das Mesquitas, onde centenas de fiéis muçulmanos se tinham reunido para rezar nos arredores do recinto em protesto pelas restrições de acesso e outras medidas de segurança.

De acordo com a agência EFE, vários jornalista­s de distintas nacionalid­ades foram retirados de forma truculenta do local por agentes da polícia israelita.

Além disso, os agentes impediram que os jornalista­s entrevista­ssem muçulmanos que oravam nas ruelas da Cidade Antiga, bem como captar imagens do local e da ampla operação de segurança na região.

 ??  ?? JAAFAR ASHTIYEH | AFP Palestinia­nos protestam na Esplanada das Mesquitas
JAAFAR ASHTIYEH | AFP Palestinia­nos protestam na Esplanada das Mesquitas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola