Jornal de Angola

Mercosul reúne Chefes de Estado

-

Os Chefes de Estado do Mercado Comum do Sul (Mercosul) estão reunidos desde ontem na cidade de Mendoza, no oeste da Argentina, para a cimeira semestral do bloco após um ano e meio sem encontros presidenci­ais.

Na reunião, participam os líderes máximos dos quatro Estados-membros do Mercosul: o argentino Mauricio Macri, o brasileiro Michel Temer, o uruguaio Tabaré Vázquez e o paraguaio Horacio Cartes. Também estão presentes Michelle Bachelet, presidente do Chile, um dos países associados ao bloco, e Evo Morales, da Bolívia, que está em processo de adesão plena ao Mercosul. Além disso, estão presentes representa­ntes do Peru, Equador, Colômbia, Guiana e Suriname - todos eles Estados associados -, e do México, que assiste à cimeira como convidado especial. A crise social e política na Venezuela e as negociaçõe­s com Bruxelas são alguns dos temas da 50.ª Cimeira do Mercado Comum do Sul (Mercosul). A situação política, social e económica da Venezuela, que foi suspensa do Mercosul em Dezembro, vai merecer dos Estadistas uma especial atenção numa altura em que a violência nas ruas provocou desde Abril até agora pelo menos 94 mortos.

Milhares de manifestan­tes continuam nas ruas para protestar contra a convocação da eleição de uma assembleia constituin­te feita pelo Presidente Nicolás Maduro. Na quinta-feira, o Governo brasileiro pediu às autoridade­s venezuelan­as para cancelarem a eleição da Assembleia Constituin­te (marcada para o dia 30 de Julho). A cimeira do Mercosul coincide com as negociaçõe­s em curso com a União Europeia (UE) para um acordo que inclui um tratado de livre comércio, após anos sem avanços.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola