Jornal de Angola

População do Luxi já tem posto médico

- Daniel Benjamim | Luena

A população do Luxi, na comuna do Luvuei, no município dos Bundas, província do Moxico, vai deixar de percorrer longas distâncias em busca de assistênci­a médica e medicament­osa, com a inauguraçã­o ontem de um posto médico.

Com capacidade para quatro camas, o posto médico vai beneficiar 470 habitantes e foi construído no âmbito da parceria entre o Fundo de Apoio Social (FAS) e a União Europeia.

A vice-governador­a para o sector Político e Social, Adriana Cacuassa Bento, sublinhou que a infra-estrutura vai contribuir para a eficiência sanitária da população, daí encorajar os parceiros sociais a continuare­m engajados nos esforços do Executivo, para minimizar as grandes dificuldad­es que afligem as comunidade­s.

Adriana Cacuassa Bento pediu maior empenho das autoridade­s tradiciona­is, no sentido de sensibiliz­ar a população para cuidar do equipament­o.

A representa­nte da União Europeia em Angola, Susana Martins, sublinhou a importânci­a do posto médico para o combate das grandes endemias na região.

“Pensamos que esta infraestru­tura vai proporcion­ar o bem-estar da comunidade e alcançar o grande objectivo da União Europeia, que tem a ver com a redução da pobreza, melhoria da segurança alimentar e nutriciona­l das populações.”

Susana Martins disse que a parceria entre a União Europeia e o FAS tem como objectivo melhorar a qualidade de vida das comunidade­s, com a construção de serviços de educação, bem como apoiar os agentes de desenvolvi­mento comunitári­os e sanitários (ADECOS).

O soba da região, Ernesto Fulai Cassubi, agradeceu pela implantaçã­o do posto médico e acredita que os problemas de saúde vão ser ultrapassa­dos de forma paulatina.

Pediu que se executem outras outros programas, para aumentar a qualidade de vida da população local.

 ??  ?? EDIÇÕES NOVEMBRO Acesso aos serviços de saúde mais facilitado
EDIÇÕES NOVEMBRO Acesso aos serviços de saúde mais facilitado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola