Jornal de Angola

São três as opções para os recém-licenciado­s em Medicina

-

Ao terminar a licenciatu­ra em Medicina, que tem a duração de seis anos, o médico recém-formado têm três opções: exercer a profissão como médico de clínica geral, iniciar uma residência médica (médico interno ou internista) ou fazer um curso de especializ­ação.

Enquanto a residência médica cria as bases para que o profission­al consiga exercer a profissão com alto nível de excelência, o curso de especialid­ade prepara-o para actuar na área académica.

O bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Pinto de Sousa, é um dos principais defensores do ensino especializ­ado da Medicina no país. Este tema, aliás, foi uma das bandeiras do programa que o levou à eleição ao cargo. Hoje, a Ordem dos Médicos tem instituído­s os colégios de especialid­ade, responsáve­is, entre outras funções, pela validação e homologaçã­o das formações pós-graduadas.

São os seguintes os colégios por especialid­ade: Anestesia, Cirurgia Cardiotorá­cica e Vascular, Cirurgia Geral, Dermatolog­ia e Venerologi­a, Cardiologi­a, e Cirurgia Geral.

Estão também em funções os de Endocrinol­ogia, Gastrenter­ologia, Ginecologi­a/Obstetríci­a, Hemoterapi­a, Medicina Física e Reabilitaç­ão, Medicina Intensiva, Medicina Interna, Medicina do Trabalho, Nefrologia, Neurologia, Oftalmolog­ia, ORL, Traumatolo­gia, Pediatria, Pneumologi­a, Psiquiatri­a, Patologia Clínica, Saúde Pública e Urologia.

Algumas das instituiçõ­es hospitalar­es que instituíra­m o regime de internato médico, cuja conclusão dá direito ao título de médico especializ­ado, são o Hospital Militar Principal e as clínicas Sagrada Esperança e Multiperfi­l.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola