Jornal de Angola

Apenas 40 por cento sabe que tem o vírus

-

De acordo com o relatório da ONUSIDA intitulado “Acabar com a Sida, o progresso rumo às metas de 9090-90”, em Angola apenas 40 por cento dos infectados sabem que tem o vírus VIH e, desse total, 55 por cento estão em tratamento. Desses 55 por cento, somente 16 ficaram livres do vírus.

Cabo Verde é um dos países lusófonos que já superaram a barreira dos 50 por cento de infectados com o VIH que estão a ser alvo de tratamento com anti-retrovirai­s, de acordo com o rela- tório, divulgado na quartafeir­a. Na África Ocidental e na central, a par de Cabo Verde, entre os países que ultrapassa­ram a barreira dos 50 por cento de doentes em tratamento estão o Benin, Burkina Faso, Burundi, Gabão, Senegal e o Togo.

No relatório relativo a 2016, a ONUSIDA realça que, pela primeira vez no mundo, os dados estão equilibrad­os. Acrescenta que mais de metade de todas as pessoas contaminad­as com o vírus da sida já tem acesso a tratamento­s anti-retrovirai­s e que as mortes relacionad­as com a doença também desceram para metade desde 2005. Em 2016, cerca de 19,5 milhões dos 36,7 milhões de pessoas com VIH tiveram acesso a tratamento com anti-retrovirai­s, tendo o total de mortes diminuído de 1,9 milhões em 2005 para cerca de um milhão em 2016.

Se a tendência se mantiver, o progresso no combate à doença permitirá atingir em 2020 a metal global de 30 milhões de infectados em tratamento.

 ??  ?? ROGÉRIO TUTI | EDIÇÕES NOVEMBRO Responsabi­lidade pessoal é importante para os doentes
ROGÉRIO TUTI | EDIÇÕES NOVEMBRO Responsabi­lidade pessoal é importante para os doentes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola