Jornal de Angola

Papa resgata figura de Maria Madalena

A decisão resulta do contexto eclesial que exige reflexão profunda sobre a dignidade da mulher

-

A Igreja Católica celebrou ontem Santa Maria Madalena que passou a ser assinalada no Calendário Romano Geral com o grau de “Festa” em 2016, por decisão do Papa Francisco.

“A primeira a chegar [ao sepulcro] é ela: Maria de Magdala, uma das discípulas que tinham acompanhad­o Jesus desde a Galileia, colocando-se ao serviço da Igreja nascente”, disse o Papa a 17 de Maio deste ano sobre a “apóstola da esperança”.

A Congregaçã­o para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramento­s publicou um novo decreto, datado de 3 de Junho de 2016, “por desejo expresso do Santo Padre”, para promover e explicar esta mudança. O texto sublinha que Maria Madalena foi a primeira “testemunha” e “anunciador­a” da ressurreiç­ão de Cristo. A decisão “inscreve-se no actual contexto eclesial, que exige uma reflexão mais profunda sobre a dignidade da mulher”, pode ler-se no documento.

A mudança promovida pelo Papa acontece “no contexto do Jubileu da Misericórd­ia” para sublinhar “a relevância” da figura de Maria Madalena, “que mostrou um grande amor a Cristo e foi por Cristo tão amada”.

O Papa apresentou em 2013 uma reflexão sobre esta santa, partindo do relato do Evangelho segundo São João que retrata Madalena a chorar junto do sepulcro vazio.

 ??  ??
 ??  ?? DANIEL BENJAMIM | MOXICO | EDIÇÕES NOVEMBRO O censo demográfic­o apurou que a maioria da população em Angola é católica
DANIEL BENJAMIM | MOXICO | EDIÇÕES NOVEMBRO O censo demográfic­o apurou que a maioria da população em Angola é católica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola