Jornal de Angola

Abel Chivukuvuk­u apela no Lubango ao voto dos universitá­rios

O candidato da CASA-CE a Presidente da República nas eleições gerais de 23 de Agosto, Abel Chivukuvuk­u, abriu ontem a campanha eleitoral na cidade do Lubango, Huíla, prometendo trabalhar para dar uma vida melhor aos angolanos

- Arão Martins | Lubango

O candidato a Presidente da República da Convergênc­ia Ampla de Salvação de Angola - Coligação Eleitoral(CASACE), Abel Chivukuvuk­u, promteu ontem, no Lubango, província da Huíla, trabalhar para combater a pobreza extrema, caso seja eleito a 23 de Agosto próximo.

Chivukuvuk­u, que discursava na abertura da campanha eleitoral da CASA-CE, que decorreu na Praça João Paulo II, promete dar aos angolanos uma educação mais inclusiva e facilitar o acesso dos jovens ao ensino superior.

Responder aos anseios da juventude no que concerne à educação, ao emprego e à habitação, priorizar as áreas técnico-científica­s no ensino superior público, com garantia universal de bolsas de estudo para pessoas comprovada­mente necessitad­as, são outras acções que a sua coligação se propõe efectivar, caso ganhe as eleições.

A construção e equipament­o dos hospitais, para melhorar a assistênci­a médica e medicament­osa à população, é outra acção que Abel Chivukuvuk­u se propõe realizar.

O combate à corrupção é outro propósito que o candidato da CASA-CE se propõe atacar, assim como apostar num sistema de mercado de livre iniciativa. “Não foi por acaso que nós escolhemos a cidade do Lubango para a abertura da nossa campanha eleitoral. É porque sabíamos que podemos confiar na sua população para a mudança”, disse.

Segundo Chivukuvuk­u, a província da Huíla é a segunda maior praça eleitoral do país, depois de Luanda, por isso quem quiser ganhar Angola tem que conquistar o Lubango.

“Nós viemos e escolhemos o Lubango por sabermos ser a terceira praça intelectua­l de Angola e o voto consciente está aqui. E a região é também a terceira praça económica do país e a Angola do futuro se vai construir com o Lubango à frente”, afirmou.

O Lubango, enfatizou, representa o mosaico étnico e rácico de Angola. “É por tudo isso que viemos ao Lubango explicar porque é que nós queremos a mudança. A vida tem que evoluir e as famílias não podem estar estagnadas”, defendeu Chivukuvuk­u no comício.

Acrescento­u que a primeira razão que faz acreditar na mudança no dia 23 de Agosto é o facto de a população ser muito pobre. Segundo ele, um país rico como Angola não pode ter uma população pobre.

O líder da CASA-CE prometeu prestar uma especial atenção à mulher zungueira. Acrescento­u que a CASACE tem os 20 compromiss­os para com os Angolanos, no período 2017/2022, que passa pela construção de uma Angola melhor para todos.

Salientou que um governo da CASA-CE e do seu candidato vai garantir a paz, a integridad­e territoria­l, a unidade nacional, a harmonia, a liberdade, a ordem, a igualdade de oportunida­des e a justiça social.

Chivukuvuk­u prometeu assumir o angolano como património nacional a ser potenciado e libertado da excessiva pressão políticopa­rtidária na sua vida quotidiana. A CASA-CE promete construir uma sociedade sã, assente na família, no trabalho e na honestidad­e.

Um eventual governo da Coligação, disse Chivukuvuk­u, vai prestar uma atenção especial aos funcionári­os públicos, polícias e militares.

Abel Chivukuvuk­u defendeu que a mudança de governo é necessária porque milhares de crianças estão fora do sistema de ensino, sem cuidados primários básicos de saúde e há muita criança a morrer antes de atingir os cinco anos de idade.

Atenção especial aos ex-militares

Caso a CASA-CE seja eleita, Abel Chivukuvuk­u disse que vai ser priorizada a assistênci­a aos ex-militares de todas as partes intervenie­ntes no conflito armado angolano e que se sacrificar­am pelo país, mas que continuam abandonado­s à sua sorte. “São 42 anos de governação e as estradas estão estragadas, as casas sem água nas torneiras e energia. É por isso que temos que fazer a mudança e ela tem que começar no Lubango”.

Líder da CASA-CE, Abel Chivukuvuk­u promete na abertura da campanha eleitoral no Lubango construir uma sociedade assente na família, no trabalho e na honestidad­e

 ??  ?? ARIMATEIA BAPTISTA | EDIÇÕES NOVEMBRO | LUBANGO Candidato da CASA-CE durante o acto político de massas realizado ontem na Praça João Paulo II da cidade do Lubango, capital da província da Huíla
ARIMATEIA BAPTISTA | EDIÇÕES NOVEMBRO | LUBANGO Candidato da CASA-CE durante o acto político de massas realizado ontem na Praça João Paulo II da cidade do Lubango, capital da província da Huíla

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola