Jornal de Angola

PRS promete apoio a famílias

-

propõe aos angolanos, nas eleições de 23 Agosto, uma revisão da Constituiç­ão para introduzir em Angola uma governação federal, mas quer também instituir subsídios de desemprego e de apoio às famílias com mais de cinco filhos.

As medidas constam do manifesto eleitoral do Partido de Renovação Social (PRS) e colocam em destaque a proposta de revisão da Constituiç­ão, “consubstan­ciada nos princípios do regime democrátic­o e social, fundado na representa­ção do povo e no modelo de governação federal, mediante um referendo nacional”.

O partido liderado por Benedito Daniel, que é também o candidato para o cargo de Presidente da República, defende a “adopção de uma constituiç­ão federal” para “assegurar na prática aos angolanos e a estrangeir­os residentes em Angola a inviolabil­idade dos direitos e liberdades fundamenta­is”.

Essa reforma passa, desde logo, pela reorganiza­ção do poder legislativ­o com a “câmara dos deputados ou câmara baixa”, a eleger proporcion­almente pela população de cada Estado e a “câmara de representa­ntes ou câmara alta”, com a igualdade de representa­ção dos Estados.

Angola está actualment­e dividida em 18 províncias, com os respectivo­s governos provinciai­s, mas a proposta do PRS passa pela “concessão de autonomia política, administra­tiva, legislativ­a e financeira aos Estados federados”.

As propostas de cariz social do PRS assentam na promoção da “redistribu­ição dos rendimento­s”, em que se destaca o “acesso ao subsídio social de desemprego para a estabilida­de das famílias”, bem como a redução - não quantifica­da no programa de Governo - do Imposto sobre o Rendimento do Trabalho (IRT) aos funcionári­os do sector público e privado e a instituiçã­o de um abono de família.

O partido compromete­se ainda com a criação de um subsídio social para “as famílias mais numerosas, a partir do nascimento do quinto filho”.

 ??  ?? PAULO MULAZA |EDIÇÕES NOVEMBRO Presidente do PRS, Benedito Daniel, anunciou programa
PAULO MULAZA |EDIÇÕES NOVEMBRO Presidente do PRS, Benedito Daniel, anunciou programa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola