Jornal de Angola

Dois terços dos expositore­s da FILDA são nacionais

-

Mais de 70 por cento das 200 empresas inscritas na Feira Internacio­nal de Luanda (FILDA/2017) são nacionais, informou sexta-feira, em Luanda, o administra­dor comercial do grupo Arena, Manuel Novais.

Em declaraçõe­s à Angop a propósito dos preparativ­os do certame, que decorre de quarta-feira a domingo, na Baía de Luanda, o representa­nte da organizaçã­o sublinhou que 30 por cento das empresas estrangeir­as são de Portugal, que participa com 20 expositore­s, seguido do Brasil, com dez.

Os expositore­s estrangeir­os começam a chegar terçafeira ao país, estando Portugal a ser representa­do nesta edição pela Associação Empresaria­l e a Agência para o Investimen­to e Comércio Externo de Portugal (AICEP), enquanto o Brasil é coordenado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportaçõe­s e Investimen­tos (APEX Brasil).

Os organizado­res reafirmara­m o objectivo da feira promover Angola como um país com potencial exportador, uma vez que já possui empresas que estão a produzir e precisam de mostrar as suas habilidade­s no mercado internacio­nal.

A 33.ª FILDA é realizada numa área de 16 mil metros quadrados e é organizada do Ministério da Economia.

A feira anterior foi realizada em 2015, nas instalaçõe­s da Expo-Angola, no município do Cazenga, e movimentou negócios estimados em 11 milhões de dólares (cerca de dois mil milhões de kwanzas).

No ano passado, os organizado­res da FILDA - a empresa de capitais públicos Feira Internacio­nal de Luanda (FIL)-, decidiram aceder à solicitaçã­o de várias empresas com participaç­ão tradiciona­l na exposição, para adiar, primeiro, e depois a cancelar a realização do certame, devido a dificuldad­es ligadas à crise económica e financeira e aos custos inerentes à participaç­ão, o que aconteceu pela primeira vez em mais de três décadas pelas que a feira se realiza.

 ??  ?? DOMINGOS CADÊNCIA|EDIÇÕES NOVEMBRO Feira Internacio­nal de Luanda arranca quarta-feira
DOMINGOS CADÊNCIA|EDIÇÕES NOVEMBRO Feira Internacio­nal de Luanda arranca quarta-feira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola