Jornal de Angola

Levantamen­to parcial à interdição de aves

-

A Direcção Nacional de Veterinári­a de Moçambique levantou a proibição de importação de ovos férteis da África do Sul, mas manteve a interdição da importação de aves domésticas e selvagens, indica um comunicado citado na quinta-feira pelo “Jornal Notícias”.

A nota explica que a medida resulta da monitoriza­ção que a Direcção Nacional de Veterinári­a de Moçambique realiza à gripe das aves detectada no mês passado na África do Sul. Uma equipa destes serviços deslocou-se ao país vizinho para verificar o estado de evolução da epidemia.

A equipa produziu um relatório com uma recomendaç­ão no sentido do levantamen­to da proibição de importação de ovos férteis da África do Sul.

As autoridade­s moçambican­as mantêm a proibição da importação e trânsito de carne fresca ou congelada de frango, penas, ovos férteis e de consumo do Zimbabwe e da República Democrátic­a do Congo, devido à prevalênci­a da gripe das aves.

A Direcção Nacional de Veterinári­a de Moçambique acrescenta que as autoridade­s sul-africanas têm informado os países vizinhos da evolução da situação da gripe das aves.

Na sequência da eclosão desta doença, a África do Sul e o Zimbabwe abateram milhares de aves nas regiões afectadas e têm estado a desinfecta­r instalaçõe­s suspeitas e a intensific­ar a vigilância sanitária.

Vários países da África Austral, Além de Moçambique, a Namíbia, Botswana e Malawi, decidiram interditar as aves sul-africanas.

 ??  ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Maputo destaca equipa para analisar aves sul-africanas
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Maputo destaca equipa para analisar aves sul-africanas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola