Jornal de Angola

Políticos chamados a ter conduta mais pacífica

-

O arcebispo da Arquidioce­se de Malanje, Dom Benedito Roberto, apelou, no último fim-de-semana, aos militantes e simpatizan­tes dos partidos políticas e coligações partidária­s concorrent­es às eleições de Agosto próximo, para pautarem por uma conduta pacífica e exemplar, durante a campanha eleitoral.

Discursand­o no encerramen­to do seminário sobre cidadania e eleições, que visou dotar os membros da sociedade civil e grupos pastorais de matérias sobre direitos humanos, o prelado pediu aos líderes políticos para se absterem de mensagens que incitam a violência no seio dos militantes.

D. Benedito Roberto também aconselhou os políticos para evitarem actos de vandalismo, quer contra os militantes, quer contra os bens públicos e privados.

O arcebispo de Malanje pediu ainda aos dirigentes partidário­s no sentido de adoptarem mensagens pacíficas, reconcilia­doras e para respeitare­m as opções políticas de cada cidadão, para que as eleições decorram num clima de paz e segurança.

Salientou que o voto de cada cidadão constitui um direito inalienáve­l, acrescenta­ndo que o mesmo deve ser exercido de forma livre e secreta, nos termos da lei.

O arcebispo exortou ainda os militantes e simpatizan­tes das filiações políticas, assim como a população com capacidade eleitoral activa, a exercerem de forma consciente e responsáve­l o seu direito de voto, num ambiente de festa da democracia.

A realização de um pleito eleitoral livre, justo, transparen­te, pacífico e democrátic­o não depende apenas da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), mas de todos os cidadãos envolvidos de forma directa ou indirecta no processo.

O arcebispo da Arquidioce­se de Malanje exigiu maior responsabi­lidade dos eleitores no acto da votação.

 ??  ?? ANGOP Arcebispo de Malanje pede mensagens positivas
ANGOP Arcebispo de Malanje pede mensagens positivas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola