Jornal de Angola

União Europeia concede 22 milhões

-

Angola e União Europeia rubricaram ontem, em Luanda, um acordo de financiame­nto do projecto de revitaliza­ção do ensino técnico e formação profission­al, avaliado em 22 milhões de Euros (equivalent­e a 4.059 mil milhões de kwanzas).

O ministro do Planeament­o e do Desenvolvi­mento Territoria­l, Job Graça, que assinou pela parte angolana, afirmou que o acordo entre as partes vai fortalecer as instituiçõ­es de ensino técnico e de formação profission­al.

Job Graça salientou que o financiame­nto vai apoiar a formação de quadros nas áreas da agricultur­a, pecuária, pescas, construção civil e ambiente, por serem sectores imprescind­íveis da actividade económica. “O perfil dos quadros formados vai resultar de uma interação entre o sector público, que vai formar, e o privado, que emprega”, disse.

Para a materializ­ação do acordo de financiame­nto foi celebrado, ainda ontem, um acordo de delegação entre a União Europeia e o Camões Instituto Público (Portugal) e a Expertise France (França).

O embaixador da União Europeia em Angola, Tomás Ulicny, disse que a formação de quadros é uma valiosa ferramenta para Angola caminhar para um desenvolvi­mento sustentáve­l e inclusivo, que abarque os membros mais vulnerávei­s da sociedade.

Tomás Ulicny realçou que é fundamenta­l o envolvimen­to de todos os parceiros com conhecimen­to específico e liderança na coordenaçã­o do projecto por parte da unidade técnica de gestão do Plano Nacional de Formação de quadros. Os beneficiár­ios do projecto vão ser as estruturas dos Ministério­s da Educação, representa­do pelo ministro Pinda Simão.

 ??  ?? MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro do Planeament­o e o embaixador da União Europeia
MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro do Planeament­o e o embaixador da União Europeia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola