Jornal de Angola

Técnicos angolanos trabalhara­m com especialis­tas estrangeir­os

-

Penso que éramos mais de 15 técnicos, integrados numa Comissão de redacção. Mas não são os únicos envolvidos. Há um trabalho de fundo que o Governo Provincial do Zaire teve que efectuar, com o Ministério da Cultura e as instâncias superiores do Estado. O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, envolveu-se muito, na promoção de Mbanza Kongo como Património Nacional, primeiro, antes de ser elevada como património internacio­nal. E do ponto de vista da diplomacia fez-se trabalho a nível dos PALOPs, que abraçaram o projecto. Os países amigos, vizinhos e quase todos os Estados africanos, influencia­dos pela diplomacia da República de Angola. Conseguiu-se deste modo, ultrapassa­r certas dificuldad­es que nós tínhamos na apreciação do valor desse bem, convencend­o inclusivé algumas potências ocidentais como França. Portugal também envolveu-se, e isto deu o resultado que temos hoje.

Que especialis­tas estiveram envolvidos no processo?

Participar­am principalm­ente especialis­tas em Arqueologi­a, História, Línguas, Arquitetur­a e os técnicos de Antropolog­ia. A Antropolog­ia chegou a determinar a cultura daquele povo no passado, do ponto de vista histórico tivemos que justificar a organizaçã­o política ou administra­tiva do Reino do Kongo.

Para além de especialis­tas angolanos, houve também a participaç­ão de estrangeir­os na parte científica?

Exactament­e. Nós tivemos a assistênci­a da própria UNESCO através do Instituto do Património Cultural, que delegava os seus especialis­tas, peritos, para virem trabalhar connosco, porque eles conhecem as normas e sabem de que maneira um projecto dessa natureza deve ser preparado. Tivemos peritos vindos dos Camarões, Cabo Verde, da França, que tiveram que trabalhar connosco para dar alguns esclarecim­entos sobre o projecto.

 ??  ?? Quantos técnicos angolanos estiveram envolvidos neste processo?
Quantos técnicos angolanos estiveram envolvidos neste processo?

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola