Jornal de Angola

Volume de vendas regista diminuição

-

As vendas do mercado primário de câmbios recuaram, na semana passada, para 173,5 milhões de euros, equivalent­es a 193,9 milhões de dólares, diante dos 221,6 milhões de euros ou 247,6 milhões de dólares do período precedente, anunciou ontem o Banco Nacional de Angola (BNA) em comunicado imprensa.

A documento afirma que a taxa de câmbio se manteve inalterada pela segunda semana consecutiv­a, em 186,298 kwanzas por euro e em 166,744 kwanzas por dólar. A transacçõe­s beneficiar­am em 61,2 milhões de euros a cobertura de operações com cartas de crédito assegurada­s pelo BNA para os sectores da indústria, pescas, saúde e a importação de bens alimentare­s.

O comunicado aponta a venda de 53,7 milhões de euros para cobertura de operações do sector petrolífer­o, 26,7 milhões para diversos sectores e 8,9 milhões de euros para as operações das companhias aéreas.

O BNA passou outros 8,9 milhões de euros para viagens, ajuda familiar, saúde e educação, igual soma para operações com cartões de crédito, cinco milhões para reposição cambial e 90,9 mil para os ministério­s e organismos do Estado.

Uma semana antes, as vendas do mercado cambial primário foram dominadas pela aquisição de divisas a favor de sectores como o da importação de matérias-primas e bens alimentare­s, operações das companhias aéreas, energia e águas e salários dos expatriado­s.

Na reunião do Comité de Política Monetária realizada no fim de Junho, o BNA declarou indisponib­ilidade para desvaloriz­ar o kwanza, que mantém a estabilida­de no mercado primário.

 ??  ?? EDIÇÕES NOVEMBRO Transacçõe­s cambiais reduzidas cobrem aquisições sectoriais
EDIÇÕES NOVEMBRO Transacçõe­s cambiais reduzidas cobrem aquisições sectoriais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola