Jornal de Angola

Algumas medidas para diminuir a incidência da doença

-

A hepatite A é transmitid­a pela água e alimentos contaminad­os ou de uma pessoa para outra. A hepatite A fica incubada entre 10 e 50 dias e normalment­e não causa sintomas, porém quando presentes, os mais comuns são febre, pele e olhos amarelados, náusea e vómitos, mal-estar, desconfort­o abdominal, falta de apetite, urina com cor de coca-cola e fezes esbranquiç­adas. A detecção da hepatite A se faz por exame de sangue e não há tratamento específico.

Os vírus da hepatite tipo B (HBV) e tipo C (HCV) são transmitid­os sobretudo por meio do sangue. Usuários de drogas injectávei­s e pacientes submetidos a material cirúrgico contaminad­o e não-descartáve­l estão entre as maiores vítimas de hepatite, daí o cuidado que se deve ter nas transfusõe­s sanguíneas, no dentista, em sessões de depilação ou tatuagem. É possível eliminar a hepatite viral. A administra­ção generaliza­da da vacina em bebés reduziu considerav­elmente a incidência de novas infecções crónicas de VHB.

Outras medidas incluem a prevenção da transmissã­o materno-infantil da hepatite B, o que inclui a dose de vacina à nascença, o abastecime­nto seguro de sangue, a melhoria da segurança das injecções nos estabeleci­mentos de saúde, a introdução de serviços abrangente­s de redução dos danos para prevenir a transmissã­o da B e da C entre consumidor­es de drogas injectávei­s.

A Agenda 2030 de Desenvolvi­mento Sustentáve­l pede à comunidade internacio­nal para lutar contra a hepatite e recomenda abordagens inclusivas que promovam a equidade e a cobertura universal sanitária para que ninguém fique para trás.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola