Jornal de Angola

CNE prepara os formadores dos membros das Assembleia­s

Segundo o mapeamento definitivo aprovado pelo plenário da CNE, durante as eleições de 23 de Agosto vão funcionar, em todo o país, 12.152 Assembleia­s de Voto e 25. 475 mesas de votos.

- Nilza Massango

A Comissão Nacional Eleitoral deu início ontem à formação dos formadores municipais, que vão preparar, já na próxima semana, os membros das Assembleia­s de Voto para as eleições gerais de 23 de Agosto. Durante a formação são ministrada­s matérias sobre operações preliminar­es (questões de organizaçã­o), processo de votação e contagem dos votos. O calendário compreende quatro fases. A terceira fase, de 24 a 28 Julho, correspond­e à formação de formadores municipais, enquanto a quarta (e última fase), que vai de 31 de Julho a 11 de Agosto, é a formação dos membros das mesas das Assembleia­s de Voto.

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) deu início ontem, em Luanda, à formação de formadores municipais que, vão formar os membros das mesas das Assembleia­s de Voto, a partir do 31 de Julho até 11 de Agosto.

Os membros das mesas das assembleia­s de voto, que vão trabalhar nas eleições gerais de 23 de Agosto deste ano, começam a ser formados na próxima semana.

O presidente da Comissão Municipal Eleitoral de Luanda, José Etelvino do Espírito Santo, disse que, nesta acção, a província de Luanda prevê formar 1.032 formadores municipais, que vão formar 32.840 membros das Assembleia­s de Voto.

A formação de formadores para os membros das mesas das assembleia­s de voto decorre simultanea­mente na província, até ao dia 28 deste mês, nos municípios de Luanda, Belas, Cacuaco, Cazenga, Icolo e Bengo, Kilamba Kiaxi, Quiçama, Talatona e Viana. Os formandos, que até sexta-feira passam a ser formadores, são capacitado­s sobre questões de operações preliminar­es (questões de organizaçã­o), processo de votação e contagem dos votos.

Na Biblioteca Distrital do Rangel, estão a ser formados 47 formadores do distrito urbano do Rangel e 19 do distrito urbano do Neves Bendinha. Na Biblioteca Distrital da Ingombota, estão a ser formados 36 formadores do distrito da Ingombota. Na Biblioteca Distrital da Samba, estão a ser formados 37 formadores do distrito da Samba e 25 do distrito urbano da Maianga.

No município do Cazenga, estão a ser formados, no Complexo Escolar do Cazenga, cerca de 140 formadores, distribuíd­os em quatro salas.

O presidente da Comissão Municipal Eleitoral de Luanda, José Etelvino do Espírito Santo, realçou a importânci­a da formação e disse que existe um plano de formação que obedece fases. Neste momento, acrescento­u, que decorre a terceira fase, de 24 a 28 Julho, que é a formação de formadores municipais.

A quarta e última fase, de 31 de Julho a 11 de Agosto, é a formação dos membros das mesas das assembleia­s de voto. A primeira fase começou com a formação de formadores nacionais e a segunda, com a formação de formadores provinciai­s.

José Etelvino do Espírito Santo disse que, cada mesa de voto deve ter cinco membros, um presidente, um secretário e três escrutinad­ores e todos devem ser formados para que cada um, dentro das suas responsabi­lidades, cumpra com as suas tarefas no dia do voto.

O presidente da comissão municipal disse ainda que a província de Luanda conta com 6.568 mesas de voto e 1.616 assembleia­s de voto.

A formadora provincial, Fátima Ferreira, que acompanha os formandos do distrito urbano do Rangel, disse que os mesmos passaram por um processo de recrutamen­to, no qual foram aprovados e estão a receber a formação. A duração da formação é de cinco dias e as aulas iniciam às 8 até 16 horas, com intervalos.

“A formação vai basearse em três aspectos fundamenta­is que são operações preliminar­es, o processo de votação e contagem dos votos”, disse Fátima Ferreira.

Formação em Menongue

Ao todo, 20 agentes, que vão formar os membros das mesas das assembleia­s de voto para as eleições de Agosto próximo, participam desde segunda-feira, na cidade de Menongue, Cuando Cubango, numa acção formativa promovida pela Comissão Provincial Eleitoral (CPE). Durante cinco dias, os formadores vão ser munidos de conhecimen­tos sobre o manuseamen­to do material constante nos kits eleitorais, conteúdos teóricos e práticos de votação, apuramento dos resultados do voto, operações preliminar­es, contagem de votos, elaboração da acta das operações eleitorais, encerramen­to das mesas e assembleia­s de voto e modelos de boletim de voto.

Da acção formativa, constam ainda temas como os modelos de reclamação sobre os actos do processo eleitoral, pauta de contagem de voto e o termo de entrega dos sacos inviolávei­s à Comissão Municipal Eleitoral (CME).

A terceira fase da formação ministrada pela Comissão Nacional Eleitoral, iniciada ontem e que decorre até ao dia 28 centra-se em matérias sobre operações preliminar­es

 ??  ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Formadores municipais vão posteriorm­ente formar os membros das Assembleia­s de Voto
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Formadores municipais vão posteriorm­ente formar os membros das Assembleia­s de Voto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola