Jornal de Angola

Revitaliza­ção do ensino técnico com financiame­nto da UE

Formação especializ­ada permite aos jovens concorrer a empregos melhor remunerado­s no sector da Indústria

- Estácio Camassete | Huambo

O ministro dos Transporte­s inaugurou ontem, no Huambo, o Centro de Formação Profission­al do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), vocacionad­o para a formação de técnicos de nível médio em todas as especialid­ades do sector ferroviári­o.

Construído de raiz, o centro ocupa uma área de cinco mil metros quadrados, em dois edifícios principais, e vai acolher 600 alunos e professore­s, a partir do próximo ano lectivo.

O centro tem oito laboratóri­os nas diversas especialid­ades ferroviári­as, uma área técnica com um simulador de condução de locomotiva­s e o seu investimen­to, incluindo o apetrecham­ento, custou 17 milhões de dólares.

A escola vai ter alunos internos e externos de nível médio na área de gestão de logística dos transporte­s ferroviári­os, de forma a rentabiliz­ar o investimen­to feito pelo Estado.

O ministro disse que os investimen­tos se enquadram na reforma dos Caminhosde-Ferro de Angola e foram feitos para servir melhor os seus clientes que transitam com frequência nas províncias de Benguela, Huambo, Bié e Moxico. Augusto da Silva Tomás fez também a entrega de 30 autocarros para o transporte público nas zonas urbanas, interprovi­nciais e intermunic­ipais às 11 operadoras para facilitar a mobilidade de pessoas e bens.

Os novos meios de transporte, disse, vão contribuir para que os estudantes cheguem mais cedo e mais rápido às escolas e os camponeses possam também escoar com maior rapidez os produtos de campo e evitar que a produção se deteriore nas zonas de produção.

O governador do Huambo, João Baptista Kussumua, garantiu que a província está preparada para receber os estudantes de diferentes pontos do país para serem formados nas diversas especialid­ades de conhecimen­to ferroviári­o e contribuír­em para a unidade nacional.

João Baptista Kussumua está optimista que o Centro vai oferecer ferramenta­s e instrument­os de trabalho para os jovens.

Projecto de construção dos centros de Formação Profission­al para os Caminhos -de-Ferro de Angola foi lançado em Setembro de2015

 ??  ??
 ??  ?? FRANCISCO LOPES | EDIÇÕES NOVEMBRO | HUAMBO Augusto Tomás inaugurou o Centro de Formação dos Caminho de Ferro de Benguela
FRANCISCO LOPES | EDIÇÕES NOVEMBRO | HUAMBO Augusto Tomás inaugurou o Centro de Formação dos Caminho de Ferro de Benguela

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola