Jornal de Angola

Líder “dalit” é eleito Presidente da Índia

-

Ram Nath Kovind, membro da marginaliz­ada comunidade dalit ou “intocável”, assumiu ontem o cargo de Presidente da Índia, o 14.º desde que o país ganhou a independên­cia do Império britânico em 1947 e o segundo a pertencer ao escalão mais baixo do sistema de castas hindu.

“Aceito esta função com toda a minha humildade e estou grato por esta responsabi­lidade”, disse Kovind durante o seu discurso no Parlamento, depois de assumir o cargo na companhia do presidente do Supremo Tribunal, Jagdish Singh Khehar, e do seu antecessor, Mukherjee.

Kovind substitui Pranab Mukherjee após conquistar 65 por cento dos votos contra a sua adversária Meira Kumar, também membro da comunidade 'dalit' (intocável), nas eleições em que participar­am membros das câmaras do parlamento e das assembleia­s regionais.

O segundo Presidente 'intocável' da Índia depois de Kocheril Raman Narayanan (1997 - 2002) recordou, durante o seu discurso, a sua “origem humilde” e o longo caminho que percorreu desde a cabana onde cresceu no estado norte de Uttar Pradesh.

“É necessário pensar constantem­ente se o desenvolvi­mento do país atinge a última pessoa na fila ou a comunidade mais atrasada”, disse Kovind, acrescenta­ndo que todos os cidadãos são um só apesar da grande variedade de pessoas no país.

O Chefe de Estado na Índia exerce um cargo que é sobretudo cerimonial e sem funções executivas, de acordo com a Constituiç­ão, que atribui a governação do país ao primeiro-ministro.

O Presidente do país juntou-se ao partido Bharatiya Janata Party (BJP) no início dos anos 90 e em 1994 ganhou uma vaga no Senado por dois mandatos consecutiv­os, durante os quais também presidiu o órgão 'dalit' do partido (1998-2002).

 ??  ??
 ??  ?? PRAKASH SINGH | AFP Kovind é originário do escalão mais baixo do sistema de castas
PRAKASH SINGH | AFP Kovind é originário do escalão mais baixo do sistema de castas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola