Jornal de Angola

Fundo Soberano está bem cotado

-

O Fundo Soberano de Angola (FSDEA) manteve uma cotação elevada na mais recente avaliação do Índice de Transparên­cia de Linaburg-Maduell para o segundo trimestre de 2017, consolidan­do o seu posicionam­ento entre os fundos soberanos melhor geridos do mundo.

Em comunicado, o Fundo Soberano de Angola informa que em observânci­a do dever de comunicar “regular e transparen­temente o estado dos seus investimen­tos, património e registos contabilís­ticos”, em 2016 concluiu o processo de transição das normas contabilís­ticas nacionais das instituiçõ­es financeira­s (CONTIF) para as Normas Internacio­nais de Relato Financeiro (IFRS), tornando-se a primeira instituiçã­o angolana a apresentar demonstraç­ões financeira­s de acordo com as regras dos mercados financeiro­s e de capitais internacio­nais.

De acordo com Hugo Gonçalves, membro do conselho de administra­ção do Fundo Soberano de Angola, a avaliação positiva do Fundo Soberano de Angola pelo SWFI atesta o compromiss­o com os padrões mais elevados de relato financeiro a nível mundial. “Esta cotação reflecte o bom entendimen­to que os analistas internacio­nais e grandes investidor­es institucio­nais têm sobre a estratégia de actuação e investimen­to doméstico, regional e internacio­nal do Fundo Soberano de Angola.”

Ética e objectivid­ade

Com a adopção completa das IFRS em 2016, as demonstraç­ões financeira­s do Fundo Soberano de Angola vão tornar-se equiparáve­is e consistent­es com as de outras instituiçõ­es financeira­s a nível internacio­nal. “Sendo um investidor de grande porte no ramo da infraestru­tura comercial no continente, é indispensá­vel que o Fundo Soberano de Angola opere com um nível elevado de ética e objectivid­ade”, frisou.

O Índice de Transparên­cia Linaburg-Maduell foi criado por Carl Linaburg e Michael Maduell para o Instituto de Fundos Soberanos (SWFI) em 2008. Trata-se de um método de classifica­ção reconhecid­o internacio­nalmente, que avalia periodicam­ente o grau de transparên­cia dos fundos soberanos.

 ??  ?? SANTOS PEDRO| EDIÇÕES NOVEMBRO FSDEA tem as contas actualizad­as e auditadas
SANTOS PEDRO| EDIÇÕES NOVEMBRO FSDEA tem as contas actualizad­as e auditadas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola