Jornal de Angola

Histórico dos países favorece adversário­s

Palancas Negras estão em desvantage­m nos jogos realizados com o Madagáscar

- António de Brito

A Selecção Nacional de Futebol de Honras parte em desvantage­m nos desafios já disputados com a sua similar do Madagáscar, tendo um registo de três empates e uma derrota. Por isso, os Palancas Negras não esperam por facilidade­s nos jogos diante dos Bareas, nos dias 13 e 20 de Agosto, referentes à última eliminatór­ia de apuramento para o CHAN do próximo ano, no Quénia.

Na primeira “mão”, a Selecção Nacional joga no terreno do adversário, sendo a sua terceira deslocação à cidade de Antananari­vo. Na condição de visitantes, os Palancas Negras empataram sem golos em duas ocasiões.

Em Luanda, Angola e Madagáscar disputaram o primeiro jogo em 1990, com os malgaxes a vencerem por 1-0, em pleno Estádio Nacional da Cidadela. No ano passado, as selecções voltaram a empatar (1-1), no Estádio Nacional 11 de Novembro, no regresso dos forasteiro­s ao país 26 anos depois.

Apesar das dificuldad­es a encontrar, Angola pretende virar a página no quinto jogo diante do Madagáscar, de modo a garantir a sua terceira participaç­ão na prova continenta­l, depois da estreia no Sudão’2011, onde perdeu por 0-3, na final frente à Tunísia.

No ano passado, na segunda presença, a Selecção Nacional não passou da primeira fase no CHAN do Ruanda, ao perder com os Camarões (1-0), Congo Democrátic­o (4-2) e vencer a Etiópia (2-1), no grupo B.

A jogar em terreno alheio, os Palancas Negras ambicionam um resultado animador, para na segunda “mão” confirmare­m a sua qualificaç­ão, à semelhança da penúltima eliminatór­ia, na qual superaram as Ilhas Maurícias, no Estádio Nacional 11 de Novembro. Nos jogos realizados com o Madagáscar, Angola marcou apenas um e sofreu dois.

Em Luanda, Angola e Madagáscar disputaram o primeiro jogo em 1990, com os malgaxes a vencerem por 1-0, em pleno Estádio Nacional da Cidadela.

Burkina Faso e Gana capitaliza­m atenções na última fase de apuramento. Sempre que se defrontam, Cavalos burquinabe­s e Black Stars obrigam o redobrar de medidas de segurança, para frustrar eventuais incidentes antes, durante e depois do jogo, protagoniz­ados pelos seus fervorosos adeptos.

Em Cotonou, o Benin tem um jogo difícil, diante da Nigéria. Na cidade de Niamey, o Níger mede forças com a Costa do Marfim, com a equipa da casa a ter uma recepção difícil, já que os marfinense­s apostam forte no CHAN, a par do CAN dos Camarões, em 2019. A última eliminatór­ia inscreve ainda os jogos Senegal-Guiné Conacri, Mauritânia-Mali, África do Sul-Zâmbia e Namíbia e Lesoto.

 ??  ?? M. MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Roberto Bianchi está apostado na alteração do “ranking”
M. MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Roberto Bianchi está apostado na alteração do “ranking”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola